Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/02/16 às 14h09 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

1ª Conferência Conjunta de Direitos Humanos do DF terá quatro eixos

COMPARTILHAR

Interessados em participar do evento que ocorre de 9 a 13 de março têm até o dia 8 para fazer a inscrição via internet

Gabriela Moll, da Agência Brasília


De 9 a 13 de março, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães sediará uma série de debates sobre as políticas locais e nacionais no âmbito dos direitos humanos. A 1ª Conferência Conjunta de Direitos Humanos do DF trará quatro eixos temáticos: direitos dos idosos, direitos das pessoas com deficiência, políticas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) e justiça e igualdade.

Nos dois primeiros dias de evento, ocorrem, concomitantemente, a 4ª Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa, a 3ª Conferência Distrital de Políticas Públicas de Direitos Humanos de LGBT e a 4ª Conferência Distrital dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência.

A série de discussões temáticas culminarão na 5ª Conferência Distrital de Direitos Humanos, de 11 a 13 de março, com o tema “Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e igualdade”.

Inscrições
Interessados em participar precisam preencher formulário no site do evento de acordo com a área de interesse e com a forma de atuação. Para cada conferência, haverá vagas destinadas a delegados — pessoas que atuarão diretamente nas atividades — e a observadores. 

“Um idoso abrangido por políticas públicas, por exemplo, está apto a participar como delegado. O evento não é apenas para acadêmicos ou militantes ligados às temáticas”, explica o subsecretário de Políticas de Direitos Humanos da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Coracy Coelho, coordenador da conferência.

Há dez vagas de delegados para políticas para idosos, 30 para políticas para pessoas com deficiência e 27 para políticas LGBT. No último dia da 5ª Conferência Distrital de Direitos Humanos, serão eleitas 36 pessoas (14 do poder público e 22 da sociedade) para representar o DF na 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que ocorrerá em Brasília de 27 a 29 de abril de 2016, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2). O grupo eleito formará o Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. Serão 600 vagas por dia para observadores.

“Será a abertura de um espaço para definição de prioridades com o apoio da sociedade”, resume Coelho. A convocação foi publicada no Diário Oficial do DF na segunda-feira (22) por meio da Portaria nº 22, de 18 de fevereiro.

As comissões especiais que atuarão na conferência, assim como a instituição das eleições para composição do Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, foram divulgadas no Diário Oficial do DF de quinta-feira (25). 


1º Conferência Conjunta de Direitos Humanos do DF
De 9 a 13 de março (de quarta-feira a domingo)

Das 8 às 18 horas
No Centro de Convenções Ulisses Guimarães (Eixo Monumental) 
Formulário de inscrição e mais informações sobre a programação estão no site www.conferenciadhdf2016.com.br


Fonte Agência Brasília