Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/09/17 às 18h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

1º Fórum Distrital de Envelhecimento Ativo

COMPARTILHAR

O Conselho dos Direitos do Idoso do DF, em parceria com a Coordenação da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado de Trabalho Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, realizará o I Fórum Distrital de Envelhecimento Ativo, em alusão ao dia 1° de Outubro – Dia Internacional do Idoso.

 

O evento será realizado na próxima quinta-feira, 5 de outubro, das 8h30 às 13h, na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Industrial – CNTI, que fica 505 Norte, e envolverá palestra, debate da plenária e oficinas de trabalho temáticos.

 

O Fórum citado tem como tema o “ENVELHECIMENTO ATIVO” e por finalidade debater os avanços e desafios das políticas públicas destinadas a pessoa idosa, buscar estratégias para a garantia dos seus direitos, bem como propiciar a reflexão e a discussão sobre os fatores que são necessários para ser alcançar um envelhecer ativo. Ademais, tem por fim sensibilizar a sociedade e o Poder Público para o contexto de um envelhecimento com dignidade e fortalecer o compromisso de ambos para a construção do Plano Distrital do Envelhecimento Ativo.

 

Na minuta do Plano Distrital para o Envelhecimento Ativo foram registradas as demandas e propostas levantadas em conferências, oficinas e diálogos de direitos humanos da pessoa idosa, os quais tiveram como participantes idosos do DF, dirigentes de Centro de Convivência para o Idoso, bem como a rede de atendimento à pessoa idosa. Salienta-se também que as demandas e propostas colhidas não só subsidiarão a construção do Plano Distrital para o Envelhecimento Ativo, mas servirão também como fundamento para a realização da próxima Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento está previsto para 150 pessoas, bem como compreenderá uma palestra e cinco grupos temáticos que têm por objetivo específico nortear, aprovar e propor as diretrizes e ações a ser implementadas no âmbito do Distrito Federal por intermédio do Plano Distrital para o Envelhecimento Ativo.

 

Destaca-se que os grupos apresentarão sugestões de ações para seguintes temas: assistência social, educação, esporte, cultura, lazer, saúde, acessibilidade, transporte, família, habitação, direitos humanos, enfrentamento à violência, segurança, trabalho e previdência social.

 

 

Programação

8h30 às 9h00 – Credenciamento e distribuição de material

9h00 às 9h30 – Composição de mesa e abertura

Hino Nacional –  Cantora Bresia Soares

Francisco Wiechert – Presidente do Conselho dos Direitos do Idoso

Marcia Domingos –  Vice Presidente do Conselho dos Direitos do Idoso

Rodrigo Dias – Subsecretário de Direitos da Pessoa Idosa

Elaine Sampaio- Conselheira do Conselho dos Direitos do Idoso, representante do Colegiado do CDI/DF

9h30 às 10h00 – Palestra Magna “Envelhecimento Ativo”

Palestrante: Maria Luciana C. de B. Leite

Mini Curriculum: Assistente Social Especialista, Gerontologia e Saúde do Idoso;

Apresentadora do Programa “Viva a Vida” na Rádio Imaculada e Fundadora da ANG/DF.

10h30 às 11h20 – Grupos de Trabalho

Levantamento das necessidades e demandas

I – Grupo azul “Assistência Social e Previdência”

II – Grupo amarelo “Trabalho, Educação, Esporte, Cultura, Lazer”

III – Grupo vermelho “Saúde”

IV – Grupo verde “Habitação, Acessibilidade e Transporte”

V – Grupo lilás “Segurança, Direitos Humanos e Enfrentamento á Violência”

11h20 às 12h00 – Apresentação dos relatórios dos Grupos de Trabalho na Plenária.

13h – Encerramento