Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/08/17 às 19h29 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

144 mulheres acompanhadas pela Sedestmidh começam curso profissionalizante

COMPARTILHAR

A terceira etapa do Pronatec Mulheres Mil foi lançada hoje (9) durante solenidade de aula inaugural no Auditório do Museu Nacional.  O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é do Governo Federal, realizado por meio do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.?

O programa destina 144 vagas em quatro cursos (manicure e pedicure, auxiliar administrativo, cuidador de idosos e recepcionistas) para a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SUBPM) da Sedestmidh, cujo público prioritário é mulheres em situação de vulnerabilidade social e acompanhadas pelos equipamentos públicos da pasta.    

 

A subsecretária de Política para as Mulheres, Raissa Rossiter, manifestou apoio à todas as alunas. Ela explicou que a SUBPM trabalha em duas linhas, uma para acolher e orientar vítimas e a outra segue a linha de superação, a qual o programa está incluso. “Agarrem com as duas mãos a oportunidade que estão tendo. Construam o sonho que desejam e o espaço na sociedade”, disse.

 

O secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gutemberg Gomes, afirmou que o Governo de Brasília trabalha na qualificação aliada as vagas ao mercado de trabalho. Queremos que tenham uma independência econômica. “Isso é cidadania plena”. E continuou. “A pasta tem assegurado 2% das vagas no Senado às mulheres acompanhadas pelos equipamentos da #Sededtmidh. E a ideia deverá ser implantada na Câmara Legislativa do DF também”. A Sededtmidh também fornece o Prospera, linha de crédito para micro e pequenos empresários, que tem ajudado muitas mulheres a expandirem o primeiro negócio.

 

Ao total, 320 mulheres divididas em 11 turmas estão iniciando hoje os cursos do Programa Pronatec Mulheres Mil. As aulas começaram com o tema cidadania e direito da mulher, ministrada por Marina Santiago, chefe do CEAM 4, e a assessora da Casa da Mulher Brasileira, Ana Paula Severino.

 

A primeira etapa do Pronatec Mulheres Mil com este recorte da SUBPM ocorreu no ano passado e foram formadas 470 mulheres nos seguintes cursos: assistente administrativo, massagista, cuidador de idoso, recepcionista em serviços de saúde, agente comunitário em saúde, modelista de roupas e copeira. Dessas, duas foram encaminhadas para concorrer às vagas de emprego no Senado.

 

Ainda há vagas

Das vagas ofertadas pela SUBPM, ainda estão abertas 10 para o curso de cuidador de idosos com aulas no período da tarde, no CED 02, Cruzeiro. As interessadas devem entrar em contato com Ana Paula Severino da Casa da Mulher Brasileira, pelo telefone: 3324-6508