Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/17 às 16h05 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

19 de abril – DIA DO ÍNDIO

COMPARTILHAR

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) comemora o Dia do Índio, em 19 de abril, e o referencia como um marco de um povo que luta para preservar sua rica tradição e cultura na sociedade.

Atualmente, o Distrito Federal tem uma população com cerca de sete mil indígenas, com maior concentração na região de Ceilândia e no Setor Noroeste.

Para marcar a data, a Sedestmidh está apoiando o Ato Interreligioso, em memória dos 20 anos do assassinato da liderança indígena Galdino Pataxó Hã-Hã-Hãe, intitulado “Por que fizeram isso comigo?”, a ser realizado na quinta-feira, dia 20 de abril, às 18h, na Praça do Compromisso, na altura da W 3 Sul, entre as Quadras 703 e 704.

No ato estarão presentes povos indígenas que farão ritual em homenagem a Galdino, e haverá declamação de poesias, testemunhos, reflexões sobre o ódio enfrentado pelos indígenas brasileiros e demais minorias vítimas de preconceitos, racismo e sexismo.

Está a apoiar também o Acampamento Terra Livre (ATL), que será realizado em Brasília, no período de 24 a 28 de abril, e organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que espera a presença de mais de 1.500 lideranças indígenas de todo o país.

Os temas principais a serem abordados no acampamento são: paralisação das demarcações e a falta de proteção das terras indígenas; os empreendimentos que impactam os territórios indígenas; as ações do poder judiciário; a situação da educação e saúde indígena; a legislação indigenista; os temas da mulher e juventude indígena, bem como outros assuntos de interesses do movimento.