Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/15 às 16h24 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres

COMPARTILHAR

 

A 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres traz para a discussão ampla e democrática o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”, proposto pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. O efetivo e pleno exercício da cidadania das mulheres brasileiras requer a sua presença igualitária nos espaços de tomada de decisão. Também é fundamental a participação das mulheres na elaboração, formulação e execução de políticas públicas, a fim de se garantir sempre a transversalidade e a intersetorialidade da perspectiva de gênero. 


Eixos do Debate: 
1. Participação dos Conselhos e movimentos e mulheres na construção de políticas;
2. Estruturas e políticas para mulheres do DF;
3. Participação e Poder;
4. Sistema Nacional de Politicas para mulheres. 
Apenas assim as políticas públicas serão construídas de forma adequada, respondendo às demandas das mulheres, que compõem a maior parte da população do Distrito Federal e do Brasil. Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e, portanto, uma sociedade mais justa e igualitária, as participantes irão debater a inserção das mulheres nos espaços de poder e decisão, além de estratégias para ampliar e consolidar essa participação na esfera pública. 
Antes do encontro final, aconteceram as conferências regionais, em quatro Regiões Administrativas. A primeira conferência regional foi no dia 12 de setembro, no Centro Educacional 804 do Recanto das Emas, onde participaram mulheres das regiões administrativas de Recanto das Emas, Santa Maria, Gama, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Samambaia; Em Sobradinho, foi no dia 26, no Centro de Ensino Médio 01 da cidade, onde participaram moradoras das regiões administrativas de Sobradinho I, Sobradinho II, Planaltina, Fercal, Lago Oeste, Taquari e Colorado; No dia 31 de outubro, Taguatinga recebeu o terceiro encontro, no Centro de Ensino Médio EIT, participaram moradoras das regiões administrativas de Taguatinga, Ceilandia, Brazlandia, Vicente Pires, Guará, Estrutural e Águas Claras; e a última conferência regional aconteceu no dia14 de novembro, na Escola Parque 308 Sul, no Plano Piloto, onde participaram moradoras das regiões administratrivas de Brasília, Paranoá, Varjão, Lago Norte, Lago Sul, São Sebastião, Sudoeste, Noroeste, Cruzeiro, Núcleo bandeirante, Park Way e Candangolândia.

A Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e o Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, em parceria com a sociedade civil e movimentos organizados, realizará a 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, nos dias 5 e 6 de dezembro, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, das 8h às 18h, no sábado, e das 8h às 12h, no domingo.