Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/18 às 14h11 - Atualizado em 7/11/18 às 11h33

A RESIDÊNCIA OFICIAL DE ÁGUAS CLARAS ESTÁ ABERTA À VISITAÇÃO

COMPARTILHAR

 

A Residência Oficial de Águas Claras, espaço privado do Governador quando em exercício, abre as portas para a visitação pública. Os jardins abrigam 23 esculturas, em 3D, de arte contemporânea e muitas das obras são procedentes do acervo do Museu de Arte Moderna de Brasília.

Outras 12 devem chegar em breve , para ocupar o maior museu à céu aberto do DF. Os jardins expõem também a mais nova doação. A Embaixada da Polônia presenteou Brasília com uma escultura de Maria Curie, cientista polonesa detentora de dois prêmios Nobel de Física, em 1903 e 1911.

 

A Colaboradora Márcia Rollemberg, idealizadora do Programa Brasília Cidadã inspirou-se em Inhotim, Brumadinho, MG, um museu que segue essa concepção. Márcia Rollemberg é voltada às áreas de cultura, educação desde a época que era secretaria de diversidade de cultura do ministério da Cultura

 

O Decreto do Governador Rodrigo Rollemberg que oficializa essa ação, foi assinado nesse sábado( 30/6). Rollemberg justificou dizendo que, “ao assumir a secretaria de Turismo, resolvi, na época, abrir para a visitação do Congresso Nacional, Itamaraty, STF e posteriormente convenci a Presidência da República, à também, abrir o Palácio do Planalto ao povo”.

 

A cerimônia discreta, na casa do Governador, com a presença de Dona Tereza Rollemberg, secretários de estado e um grupo de crianças do Corpo de Bombeiros, começou com uma missa na capela. A leitura do livro das Lamentações, citação do Evangelho recomendava; “ jamais portas separadas”. E assim foi o dia. A ação se estendeu ao Parque Ecológico de Águas Claras que, por Decreto, ganhou mais 34,5 hectares do Parque da Residência.

 

João Carlos Bertolucci, do Movimento “ O Parque é nosso”, lembrou que há dezoito anos frequenta o espaço e comemorou dizendo que o Parque Ecológico terá 130 hectares e essa ação é um alinhamento com o cidadão de uma cidade legalizada, um valor agregado desse governo”, concluiu Bertolucci.

Para agendar visitas, entre no site da residência oficial: www.roac.df.gov.br
3961-4800/4801

Por: Cláudia Miani