Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/18 às 13h38 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Acampamento Terra Livre – Abril Indígena 2018

COMPARTILHAR

Chegam à Brasília cerca de 5.000 representantes de comunidades indígenas.Estão na praça do Buriti e contam com o apoio da Agefis, secretarias de Segurança Pública e Igualdade Racial. Hoje à tarde o local foi visitado por secretários da área social. O subsecretário Victor Nunes acompanhado da secretária Ilda Peliz, da Sedestmidh, foram visitar as instalações do Acampamento. Foi a primeira vez que um secretário de estado da Sedestmidh foi acompanhar de perto a instalação desse Acampamento.

 

Apoinme, Arpin Sudeste, Arpinsul, Coiab, Comissão Guarani, Yvyrupa, Conselho do Povo Terena e Aty Guaçu, integrantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, APIB, realizaram a primeira Plenária das Mulheres Indígenas.

As Pinturas no corpo, os adereços e danças distinguem as etnias, mas os objetivos são comuns a todos: eles vêm tratar da proteção, sustentabilidade das terras indígenas, alertar contra a criminalização e violência, racismo e discriminação das comunidades que eles representam. E pedir às áreas que detém autonomia para projetos e deliberação recursos para que priorizem a educação e saúde de suas tribos. A programação, à noite, inclui shows, peças de teatro, exibição de filmes e lançamento de publicações.

 

O Acampamento permanecerá até o dia 27 de Abril, quando retornam as delegações às regiões de origem.

Nesta terça-feira, lideranças indígenas terão uma Audiência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
A Reunião Plenária da tarde de hoje, às 14h, vai tratar da Demarcação e Proteção do Território, Saúde Indígena, gestão Territorial , Educação, Violência e a punição de Crimes.
Hoje ainda, as lideranças farão visitas à autoridades.

Às 20h será realizada a Plenária da Juventude e em seguida haverá exibição de filmes.

 

Por: Claudia Miani