Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/14 às 21h31 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Passo-a-passo da denúncia, mapa das áreas violentas e Lei Maria da Penha

COMPARTILHAR

Aplicativo é de fácil navegação e oferece vários serviços de proteção às mulheres

app10O aplicativo Disque 180 foi desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-PR) em parceria com a embaixada britânica e a ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Equidade de Gênero e o Empoderamentodas Mulheres.

É uma ferramenta tanto para mulheres em situação de violência como para pessoas que não compactuam com isso e queiram ajudar denunciando agressões. Possui uma interface com cinco barras de navegação, cada uma com uma funcionalidade diferente.

A barra principal (“Sofri violência. O que fazer?”) mostra o passo-a-passo sobre como agir nesse tipo de situação. A segunda (“Minha Cidade Mais Segura”) indica os locais mais perigosos para as mulheres nas cidades. A ferramenta é colaborativa. Os(as) próprios(as) usuários(as) é que colocam os dados.

A terceira barra (“O que é violência?”) explica cada tipo de violência prevista na Lei Maria da Penha e mostra como a mulher pode se proteger. A quarta apresenta a Lei na íntegra e a quinta e última barra lista toda a rede de atendimento à disposição das mulheres.

Em todas as barras do aplicativo existe um atalho direto para fazer ligações anônimas e gratuitas para o 180 e registrar a denúncia. 

O aplicativo está disponível para tablets e smartphones Apple ou Android, tanto pela App Store quanto pela Play Store, com o nome de Disque 180. Todas as informações sobre o aplicativo também se encontram no site www.clique180.com.br.

Ascom SEM-DF
3961-1782 e 9272-9702