Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/11/16 às 15h56 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

AVISO DE PAUTA Seminário Luiza Bairros: Feminicídio e a Questão Racial

COMPARTILHAR

Basta! Já foram 17 feminicídios no DF somente neste ano.

A Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) propôs e criou, em março deste ano, o Grupo de Trabalho Permanente de Combate ao Feminicídio no Distrito Federal (GT CONTRA O FEMINICÍDIO). Sua função é pensar e debater, de forma coletiva e com apoio de representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário e da Sociedade Civil, alternativas frente ao crescente número de feminicídios no DF. Com apoio de todas e todos, a meta é tornar a nossa cidade reconhecida pelo respeito à vida da mulher.

Desde sua criação, o GT vem propondo ações para divulgar a Lei nº 13.104 (Lei do Feminicídio), tendo realizado, em junho, seu 1º Seminário – Lei do Feminicídio: Processo Histórico, Aplicação e Desafios.

Dando continuidade a esse importante debate o GT, coordenado pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres, realizará, em parceria com a Subsecretaria de Igualdade Racial do DF e com o Instituto Federal de Brasília (IFB), o Seminário Luiza Bairros: Feminicídio e a Questão Racial. A ação comporá o calendário do Mês da Consciência Negra e da Campanha Mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O objetivo é consolidar o diálogo com a sociedade civil a partir de um espaço de troca e amadurecimento de ideias no que se refere à construção de políticas públicas para o enfrentamento à violência contra as mulheres e ao racismo, visto que essa interface se apresenta nos dados que apontam as mulheres negras como o principal alvo de feminicídio no Brasil.

O Seminário Luiza Bairros acontecerá dia 24/11, no auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Estrutural – Área Especial n° 01, Quadra 16, Cidade do Automóvel/ SCIA/ Estrutural – das 8h às 18h e será dividido em 3 (três) painéis: “Feminicídio: perspectiva racial e o mapa da violência”, “Enfrentamento da Violência” e “Empoderamento das Mulheres Negras”.

As inscrições serão realizadas até o dia 22 de novembro por meio do link http://bit.ly/SeminarioLuizaBairros.

 

Mais informações pelos telefones 3403-4909/4908.