Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/16 às 14h12 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Aviso de Pauta

COMPARTILHAR

Caminhada em Ceilândia vai marcar os 10 Anos da Lei Maria da Penha

70

Neste domingo, 7 de agosto, uma Caminhada em Ceilândia vai comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha (?#?LeiNº11?.340/2006). Em vigor desde 7 de agosto de 2006, a lei ampara mulheres agredidas, física e psicologicamente pelos companheiros e aumenta a pena em até 1/3 para o feminicídio, que reduziu 10% em dez anos.

A concentração está marcada para às 9 horas de domingo, dia 7 de agosto, em frente ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) da Ceilândia, que fica na QNM 2, Conjunto F, Lote 1/3. Depois, a caminhada vai até à praça em frente ao Restaurante Comunitário.

A caminhada foi convocada pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). A caminhada promete, pois mais de 7 mil pessoas já foram alcançadas pela página do evento no facebook.

A campanha de combate à violência contra a mulher foi reforçada pelo Governo de Brasília, que acaba de lançar campanha de rádio e televisão voltada para o homem, intitulada “Violência Contra Mulheres: Não se cale!”, que segue modelos de sucesso, tais como, Paz no Trânsito, respeito à faixa de pedestre e proibição de fumar em locais fechados.

Confira no link: https://www.youtube.com/watch?v=SB75T2XBZK0.

Além da caminhada, a Sedestmidh também organizou uma série de eventos para marcar a data. O primeiro evento foi realizado foi um Bate Bola de Gênero, intitulado “Quando o gênero legitima a violência contra a mulher”, na Casa da Mulher Brasileira, com palestras de Paula Peixoto de Carvalho – mestre em Antropologia Cultural e Social pela Universidade de Coimbra – Portugal e licenciada em Letras pela Universidade de Brasília; e Dra. Lúcia Bessa – Subsecretária de Políticas para as Mulheres.

Outros quatro eventos tem a parceria com o GT Feminicídio e integram o projeto “Por dentro da Lei Maria da Penha”:16 de agosto, das 14h30 às 17h, na Colônia Agrícola 26 de Setembro, referência Bola de Ouro, Avenida Principal, chácara 6E (ASSPROMSET) – Pistão Norte – Vicente Pires;18 de agosto, das 14h30 às 17h, na Associação de Crianças Carentes, VC 311, chácara 99, Nova Canaã, P Norte/Sol Nascente; 24 de agosto, das 14h30 às 17h, na Biblioteca Pública do Cruzeiro – SRES – Quadra 03 – Área Especial “C” – Cruzeiro Velho (em frente a ARUC); 25 de agosto, das 14h30 às 17h, Auditório do CAIC, AR 13, conjunto 03, Área Especial 01 – referência: ao lado da Administração e do Restaurante Comunitário – de Sobradinho II.