Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/19 às 11h53 - Atualizado em 7/06/19 às 11h53

AVON E INSTITUTO AVON SÃO OS MAIS NOVOS PARCEIROS DO GDF NO CUIDADO COM AS MULHERES

COMPARTILHAR

O acordo trata a possibilidade de trabalho na área da saúde da mulher e no combate às violências domésticas

 

A Secretaria da Mulher, representando o Governo do Distrito Federal, fechou uma parceria com a Avon e o Instituto Avon, na sede da empresa em São Paulo, na segunda-feira (04/06)

A companhia de cosméticos passa a fazer parte da Rede Sou Mais Mulher, instituída pelo governador Ibaneis Rocha em 8 de março, com o intuito de promover ações voltadas para a promoção da igualdade entre mulheres e homens, o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres.

 

Ericka Filippelli, secretária da mulher, e a Subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Mariana Meirelles, representaram o governo local em cerimônia de assinatura do termo de adesão. Em nome da Avon, Ana Costa (vice-presidente da empresa) e Daniela Grelin (presidente do Instituto Avon).

 

Seguindo a estratégia de estimular ações que promovam a igualdade entre mulheres e homens, de modo a proporcionar a dignidade e a autonomia da mulher e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país, a Rede Sou Mais Mulher e a Avon vão realizar rodas de sensibilização dos homens em diversos órgãos do Governo do Distrito Federal e criar materiais para campanhas de combate a violência contra a mulher em toda a Capital da República.

 

AVON

 

Há mais de 130 anos, trabalha pela beleza, inovação, otimismo para a mulher e apoia 6 milhões de revendedoras em mais de 100 países.

 

A Avon empodera seus funcionários por meio de uma cultura coletivista, inclusiva, respeitosa e centrada em pessoas, oferecendo horizontes ilimitados para um plano de carreira, rico aprendizado e oportunidades de desenvolvimento, além de recompensas pessoais e profissionais. A companhia promove uma política concreta para a existência de um ambiente de trabalho igualitário, representativo e equilibrado. Por isso à existência de creches, salas de amamentação certificadas pela OMS, direito à home office uma vez por semana, “Early Friday”, além do espaço Viva Bem, para promover saúde e bem estar para as funcionárias”.

Dentro da Avon existe a Rede de Diversidade. Uma rede formada por funcionários e funcionárias voluntários com células específicas de Gênero, Raça, LGBTIQI e Pessoas com Deficiência- com o papel de atuar e implementar programas e ações para a melhoria dessas populações dentro da Avon. Como Companhia da Mulher a Avon é signatária do HeforSHe, Movimento Mulher 360, Aliança pelo Empoderamento da Mulher, os WEPs da ONU e etc.

 

A empresa conta com mais de 5 mil funcionários, dos quais 50 % são mulheres.

INSTITUTO AVON

 

Há 16 anos, o Instituto Avon se dedica em salvar vidas e é por isso que sempre apoiou e desenvolveu ações que tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à plena realização da mulher: o combate ao câncer de mama e o enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 350 projetos e ações, beneficiando 5,7 milhões de mulheres.

1 – Combate ao Câncer de Mama_
Desde 2003, o Instituto desenvolve iniciativas que contribuem com a detecção precoce do câncer de mama. No total, foram investidos R$ 86 milhões para o desenvolvimento de 161 projetos e doação de 51 mamógrafos e 32 aparelhos de ultrassom. Por meio destas doações, mais de 2.3 milhões de mamografias e 471 mil ultrassonografias de mama foram realizadas e 38.5 mil diagnósticos positivos feitos.

 

2 – Enfrentamento da Violência Contra a Mulher_
No enfrentamento das violências contra as mulheres o Instituto Avon atua há 11 anos e já destinou R$ 34 milhões para 193 projetos voltados ao fortalecimento e integração da rede de proteção à mulher em situação de violência. Além disto, já contribuiu com a formação de mais de 4 mil agentes públicos (policiais, ouvidores, juízes, e agentes de saúde), possibilitou que mais de 7 mil advogados e terapeutas passassem a oferecer serviços gratuitos à população por meio do Mapa do Acolhimento e 10 mil atendimentos online pelo aplicativo Mete a Colher.

 

Em 2015, o Instituto Avon, por meio da Campanha Fale Sem Medo – Não à Violência Doméstica, lançou a Linha 180, uma linha fictícia de maquiagem que não esconde a violência, que aborda a conscientização e o enfrentamento da violência doméstica no Brasil. Simultaneamente à campanha, foi anunciada a criação da Central Mulheres, plataforma digital que funciona como um acervo de informações estatísticas sobre os principais desafios, conflitos e dilemas da mulher nos dias atuais.

 

O Instituto Avon promove também, anualmente, o Fórum Fale sem Medo, que reúne profissionais, formadores de opinião e ativistas pelos direitos das mulheres para o debate de temas contemporâneos e urgentes, sempre relacionados ao enfrentamento da violência contra a mulher. Esse fórum vem pautando as ações de várias organizações e influenciando a política pública.

Em 2019, a campanha Você Não Está Sozinha, sob a perspectiva de sete objetos diferentes, contou histórias pautadas nos cinco tipos de violência doméstica contra
mulheres e meninas, caracterizados na Lei Maria da Penha. Esta campanha alcançou milhões de brasileiros e brasileiras.