Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/12 às 11h46 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Bope do Distrito Federal está sob comando feminino

COMPARTILHAR

Nesta sexta-feira, 19, as mulheres do Distrito Federal tiveram mais um motivo para se orgulhar. Quatrocentos homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) serão comandados por uma mulher. A tenente-coronel Cynthiane Maria Santos é pioneira no Brasil em assumir um batalhão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Com 40 anos de idade, a tenente entrou na corporação há 21 anos. Em 1999, fez especialização no Bope. Entre 2007 e 2010, trabalhou na coordenação da segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, a policial foi a primeira oficial feminina da PMDF a viajar para o Timor Leste em uma Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

A secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia Ferreira, destacou a nomeação de Cynthiane Santos como mais um espaço de poder e reconhecimento da mulher em corporações consideradas masculinas. “É a reafirmação do papel do GDF em abrir oportunidades para que mulheres assumam cargos tão diferenciados. É um passo gigantesco para a emancipação feminina”, comemora.

A tropa de choque é responsável por atuar em situações de grande manifestação. É ela quem comanda operações especiais.

Por Thiago Gomide de Andrade com informações da Agência Brasília