Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/11/12 às 18h27 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Brasília sedia conferência mundial pelo fim da violência contra a mulher

COMPARTILHAR

Nesta quarta-feira, 28, a secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia Ferreira, participou do 2º Encontro de Parceria Global pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que aconteceu em Brasília. Na ocasião, ela falou para os mais de 100 representantes de diversas organizações do Brasil e do mundo sobre os instrumentos do Governo do Distrito Federal para amparo às mulheres vítimas de violências e as ações tomadas decisões para combater este crime.

 

Cerca de 50 especialistas de 12 países da América Latina, da África, do Oriente Médio, da Ásia e da Europa participaram do evento, que é promovido pela Vital Voices Global Partnership, ONG internacional fundada pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, e pela Fundação Avon para as Mulheres. Também houve palestras de jornalistas, juízes e juízas, policiais, atrizes, representantes de ONGs de direitos das mulheres, entre outros. 

 

Para a Secretária Olgamir Amancia, o fato de este evento internacional ser realizado no Brasil revela que o país, e principalmente o Distrito Federal, tem políticas públicas de qualidade para as mulheres. “Não é à toa que nós temos uma das melhores legislações sobre o assunto, que é a Lei Maria da Penha. Estamos dizendo ao mundo que o Brasil se posicionou contrário à violência contra a mulher e qualquer discriminação. É uma política que aposta na emancipação das mulheres”, observou.

 

Ela também explicou que o trabalho desenvolvido no Distrito Federal é feito em conjunto com outros órgãos do governo e entidades parceiras. Quanto à eficiência dos instrumentos de amparo à mulher que o Distrito Federal disponibiliza, a secretária foi enfática: “estamos bem alinhados com aquilo que o mundo vem fazendo na perspectiva de atingir a população. E nossos equipamentos são diferenciais de qualidade, inclusive em relação a outros países”.

 

A abertura do evento aconteceu pela manhã, com painel composto pela ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, pela presidenta da Vital Voices Global Partnership, organização internacional de promoção dos direitos das mulheres, Alyse Nelson, a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes e contou, também, com a presença da atriz e empresária Luiza Brunet.