Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/14 às 1h34 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

CDM-DF quer atendimento qualificado às mulheres durante a Copa

COMPARTILHAR

Tema foi abordado em reunião que avaliou também a criação dos conselhos regionais

valesca olhos abertos10O Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF) discutiu na reunião desta terça-feira (20) medidas para garantir maior segurança e melhor atendimento às mulheres durante os jogos da Copa do Mundo que serão realizados em Brasília.

Além das revistas no estádio e o atendimento nas delegacias, o CDM-DF mostrou-se preocupado com os vários tipos de crime que afetam as mulheres durante grandes eventos, como exploração sexual, estupro e até tráfico de seres humanos.  

Durante a reunião, que ocorreu no gabinete da secretária da Mulher e presidente do Conselho, Valesca Leão, foi discutida, também, a criação dos conselhos regionais dos direitos da mulher.

Nesse sentido, foi aprovado o encaminhamento de ofício ao GDF, solicitando a contração de defensores públicos aprovados no concurso que ainda está em vigor. A convocação desses profissionais pode, entre outras coisas, contribuir para a instalação e o funcionamento dos conselhos.

 “Vivemos uma realidade que ainda não é a ideal, mas podemos juntar forças para ver o que o CDM está apto para contribuir. Agilizar a contratação de concursados é um exemplo disso”, afirmou a Valesca.

Além da secretária da Mulher, estiveram presentes à reunião a delegada-chefe da Delegacia Especial de Atendimento à mulher (DEAM), Ana Cristina Santiago, segunda vogal do Conselho; a representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), Lúcia Bessa, segunda secretaria; a dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Maria José Barreto, vice-presidente; e a defensora pública Sandra Doher, terceira vogal do CDM-DF.

O que é – O Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal é um colegiado formado por representantes do governo e da sociedade civil que busca assegurar à mulher o exercício pleno de sua participação e protagonismo no desenvolvimento econômico, social, político e cultural do DF, na perspectiva de sua autonomia e emancipação.

Presidido pela secretária da Mulher, o conselho reúne representantes das mais variadas instituições públicas, privadas e do terceiro setor que buscam definir políticas públicas, visando garantir, consolidar e ampliar os direitos das mulheres. As decisões do CDM-DF contribuem ainda para reforçar as diretrizes de ação da Secretaria da Mulher.

Suélen Emerick
Ascom SEM-DF
3961-1782 e 3245-4779