Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/10/17 às 15h01 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

CEU das Artes do Recanto das Emas oferece 17 atividades

COMPARTILHAR

 

CEU das Artes do Recanto das Emas oferece 17 atividades para crianças, jovens, mulheres, adultos e idosos

O Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes, do Recanto das Emas, está organizando diariamente atividades e oficinas por meio das secretarias e projetos do Governo do Distrito Federal.

 

O Centro de Convivência Granja das Oliveiras, unidade da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social da Sedestmidh, oferta dois grupos de convivência de forma descentralizada nesse espaço. As inscrições são feitas no CRAS Recanto das Emas, respeitando-se os critérios de cada programa e o quantitativo de vagas.

 

O primeiro é um grupo de jovens com 15 vagas para jovens com idade entre 15 e 17 anos, ligado ao “Programa Caminhos da Cidadania”, que objetiva estimular a convivência social, a participação cidadã e a formação geral para o mundo do trabalho, fortalecendo a convivência familiar e comunitária, bem como o retorno e permanência de adolescentes na escola. Os educadores realizam oficinas com temas como Trabalho, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Esporte e Lazer, entre outros, sempre focados nas demandas e especificidades deste ciclo etário. A atividade é realizada na sala do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, às segundas e quartas feiras, das 14h às 17h.

 

A segunda atividade trata-se do Grupo de Convivência Mestres do Saber, com 25 vagas destinadas à comunidade local. Artesanato, rodas de conversa e muita alegria fazem parte da rotina deste grupo. As oficinas visam valorizar a experiência de vida dos idosos pela transmissão de seus conhecimentos, de modo a propiciar a troca de experiências com pessoas de diferentes idades, promovendo a confiança, o respeito, a colaboração e a cidadania individual e coletiva. A atividade é realizada na sala do SCFV, às quartas-feiras, das 8h às 11h.

 

Pela Secretaria Ajunta de Políticas para Mulheres, a oficina “Gênero e Violência contra mulheres” acontece na Sala Multiuso, nos dias 23 e 30 de novembro, a partir das 15h, com 20 vagas ofertadas para cada um dos dois dias.

A Secretaria de Segurança traz para o CEU das Artes três oficinas que acontecem no Cine Teatro e outras atividades na Quadra de Esportes. A oficina de DJ é realizada a partir dos 13 anos de idade e acontece às segundas, das 10h às 11h30, e às quartas-feiras, das 15h às 16h30, com 15 vagas ofertadas; a oficina de violão só pode ser feita a partir dos 10 anos de idade, às terças e quintas, das 8h30 às 10 da manhã, com 25 vagas ofertadas; já a oficina de cinema tem 15 vagas ofertadas para adolescentes a partir dos 13 anos de idade, e acontece nas terças, das 10h às 11h30, e nas quintas, das 15h às 16h30.

 

As atividades esportivas são coletivas, como Voleibol e Futebol, e individuais, como jogos de tabuleiro (Xadrez e Dominó), Tênis de Mesa e Pebolim. Acontece às segundas, terças e quintas, das 16h às 23h, e pessoas de qualquer faixa etária podem participar das atividades.

 

A Secretaria de Educação oferece oficinas, curso e outras atividades. A oficinas são: oficina básica de teatro, que tem 30 vagas ofertadas para adolescentes de 13 a 17 anos e acontece no Cine Teatro, às terças, quintas e sextas, das 14h às 16h; oficina de pacote office, com 20 vagas para pessoas acima de 12 anos e é realizada na Sala de Informática, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 15h; oficinas de Teatro do Oprimido, com 30 vagas para adultos de 18 a 59 anos e acontece no Cine Teatro, às quartas-feiras das 19h às 22h; oficina de desenho, com 25 vagas para crianças acima de 8 anos, acontece na Sala Multiuso, às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h30; oficina de artesanato em garrafas, com 20 vagas para adolescentes acima de 14 anos, é realizada na Sala Multiuso, às terças e quintas, das 9h às 10h30; oficina de contar história, para adultos acima de 18 anos (25 vagas), e acontece na Biblioteca, toda segunda-feira, das 14h às 16h.

O curso oferecido é de montagem e configuração de computadores, para pessoas a partir de 12 anos, com 25 vagas ofertadas. O curso acontece na Sala de Informática, de segunda a sexta, das 15h30 às 18h.

 

As atividades restantes acontecem na Quadra de esportes às terças e quintas-feiras. A aula de zumba, que tem por finalidade a qualidade de vida na terceira idade, manutenção da saúde, em todos os aspectos da vida humana: físico, social e espiritual, possui 50 vagas para idosos acima de 50 anos, e acontece das 18h às 19h30. Já a Atividade Física e Qualidade de vida para pessoas idosas, acontece das 7h30 às 9h.

 

As atividades através do Pronatec acontecem na Sala Multiuso, de segunda a sexta. O curso de cuidador de idosos para mulheres a partir dos 18 anos, com 30 vagas, e acontece das 8h às 11h30; e o curso de Recepcionista, para pessoas a partir de 17 anos, é realizado das 13h Às 17h, também com 30 vagas disponíveis.