Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/15 às 23h07 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Começa neste sábado torneio feminino de futebol

COMPARTILHAR

Disputa faz parte das comemorações dos 55 anos de Brasília

Com o jogo Minas x Ceilândia, no estádio Bezerrão, em Taguatinga, tem início neste sábado (18) o primeiro Torneio Feminino de Futebol de Brasília. O campeonato faz parte das comemorações do aniversário de 55 anos da capital. As partidas serão realizadas até 25 de abril, quando ocorrerá a final no Estádio Mané Garrincha.

Nesta quinta-feira (16), houve o sorteio das partidas e a definição dos quatro cabeças de chave: Minas/Icesp, Clube Recreativo e Esportivo dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do DF (Cresspom-DF), São Sebastião Esporte Clube e Sociedade Esportiva do Gama. As outras equipes do torneio são o Ceilândia Esporte Clube, o Minas Esporte Clube de Sobradinho e a Associação Atlética Fúria Negra de Planaltina.

Um oitavo time ainda será convidado pela Federação Brasiliense de Futebol, que organiza o evento em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer. Para a titular da pasta, Leila Barros, a ação ajuda a desenvolver e valorizar o futebol feminino. “O DF tem potencial humano e muitos times. Queremos dar essa oportunidade a eles.”

Já a secretária de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marise Nogueira, disse que o campeonato apresenta inúmeros significados. “Temos certeza que esse torneio vai ser muito importante para revelar atletas e para demonstrar à sociedade que ocupar o Estádio Mané Garrincha com o futebol feminino é um direito, um prazer para os espectadores e uma oportunidade ímpar para as atletas e para os clubes”, ressaltou ela.

Segundo a jogadora do São Sebastião Esporte Clube, Andréia Silva Dias, de 33 anos, ainda é raro ver iniciativas voltada para o futebol feminino no DF. “Já joguei fora de Brasília, e o foco nesse esporte é bem maior. Realizar torneios contribui para melhorarmos essa questão”, compara. A atleta do Cresspom, Mariel Carvalho Anunciação, de 29 anos, disse estar feliz com a oportunidade. “Trabalhamos só com um campeonato no DF, o Brasiliense. Ter outro é muito bom.”

Além das secretária Leila Barros e Marise Nogueira, estavam presentes no sorteio das partidas a esposa do governador e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg; e a chefe do Departamento de Futebol Feminino da Federação Brasiliense de Futebol, Camilla Orlando.

Ascom Semidh – 3961-1782 – com Agência Brasília