Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/07/15 às 18h45 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Começam preparativos da IV Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres

COMPARTILHAR

Governo de Brasília organiza evento que estimula participação da sociedade na formulação das ações de promoção dos direitos femininos

Brasília (16/7/2015) – A Comissão Organizadora da IV Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres realizou, na manhã desta quinta-feira (16), a primeira reunião preparatória. O encontro ocorreu na Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) e contou com a presença de representantes de outros órgãos do governo e da sociedade civil.

A IV Conferência Distrital será promovida de 4 a 6 de dezembro. Antes, serão realizadas conferências preparatórias por regiões, as chamadas pré-conferências. A primeira vai ocorrer já no próximo mês, dia 15 de agosto, no Recanto das Emas.

Durante todo esse processo, serão discutidas propostas que garantam a consolidação e ampliação dos direitos das mulheres e possam se transformar em programas e projetos do governo. É uma forma de estimular a gestão participativa, permitindo que setores da sociedade civil contribuam para a formulação das políticas públicas na área de gênero.

Na reunião desta quinta-feira, a Comissão Organizadora elegeu o grupo executivo que coordenará os trabalhos de estruturação e logística, articulação e de comunicação e mobilização. Ficou acertada a criação imediata de blog e página nas redes sociais para divulgar o evento. Deverá ainda ser aberto um espaço no site da Semidh para que as pessoas possam fazer as inscrições.

O que é – A IV Conferência Distrital faz parte do processo que antecede a IV Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de março de 2016. O decreto de convocação assinado pela presidenta Dilma Rousseff foi publicado em março, no Diário Oficial da União (DOU).

O tema da conferência Mais direitos, participação e poder para as mulheres foi dividido em quatro eixos: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios;  Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.

A conferência nacional é antecedida pelas conferências estaduais e distrital, que deverão ser realizadas no período de 19 de outubro a 19 de dezembro. A convocação das plenárias estaduais e distrital é de competência dos governos estaduais e do Distrito Federal.

A coordenação da conferência distrital está a cargo da Semidh e do Conselho Distrital dos Direitos da Mulher (CDDM), enquanto que o encontro nacional fica sob responsabilidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).

Ascom Semidh
3961-1782