Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/14 às 15h47 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Conselho dos Direitos da Mulher tem nova presidenta

COMPARTILHAR

Olgamir Amancia vai comandar o colegiado pelo próximo biênio

Brasília (19/11/14) – O Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF) tem nova presidenta. A professora Olgamir Amancia foi eleita na tarde desta terça-feira (18) para mandato de dois anos. No comando do CDM, ela vai substituir Valesca Leão, que é a atual secretária da Mulher do DF.

Olgamir foi a primeira secretária da Mulher da história do Distrito Federal. Ela assumiu em janeiro de 2011, com a criação da secretaria, e permaneceu no cargo até o início de abril deste ano. Atualmente, é presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM), seção DF, e professora da UnB, campus Planaltina.  

De acordo com o regimento interno do órgão consultivo, a presidenta a ser eleita nessa terça-feira deveria representar uma entidade da sociedade civil. Olgamir disputou como integrante da União Brasileira de Mulheres, concorrendo com Lúcia Bessa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), e Wilma Reis, da Marcha Mundial das Mulheres.

A presidenta eleita destacou que, além de dar continuidade às iniciativas da gestão anterior, irá desenvolver um planejamento visando garantir, consolidar e ampliar os direitos das mulheres em diferentes áreas. Olgamir já ocupou antes a presidência do Conselho. Durante a sua gestão, em 2011, o órgão passou por uma reestruturação com o intuito de fortalecer o ambiente institucional relacionado às questões de gênero e ampliar a representatividade da sociedade civil em sua composição.

Além de Olgamir, foram eleitas, para a direção do Conselho, Valesca Leão (vice-presidente), Lúcia Bessa (primeira-secretária), Cristiane Simões (segunda-secretária), Santa Alves (tesoureira), Dhara Rodrigues (primeira-vogal) e Wilma dos Reis (segunda-vogal). As suplentes são Silvia Oliveira, Glória Rodrigues, Rayane Oliveira e Maria José Barreto. 

A nova presidenta Olgamir Amancia venceu a disputa com 13 votos. Todos os outros cargos foram distribuídos por indicação e consenso do CDM, exceto o de primeira vogal, que, em votação, registrou empate entre Dhara Rodrigues e Silvia Oliveira. Dhara, representante da Secretaria de Educação, foi escolhida pelo voto de minerva da ex-presidenta Valesca Leão.

Sobre o Conselho – O CDM-DF foi criado em 1988 e, ao longo desses anos, trabalha com a finalidade assegurar à mulher o exercício pleno de sua participação e protagonismo no desenvolvimento econômico, social, político e cultural do DF, na perspectiva de sua autonomia e emancipação.

Ascom SEM-DF
3961-1782 / 3425-4779