Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/03/14 às 19h09 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Construindo a liberdade das internas da Colmeia

COMPARTILHAR

Evento do Março Mulher teve roda de conversa e exposição de artesanato

Construindo a Liberdade. Este foi o nome dado ao evento realizado pela Secretaria da Mulher no Presídio Feminino do Distrito Federal (Colmeia), no Gama. Cerca de 120 internas participaram de oficinais de artesanato e de uma roda de conversa sobre os direitos das mulheres. Ao final, todos os trabalhos foram expostos em um tapete vermelho.

Entre os cordões, flores feitas com pano, panos de prato pintados e caixinhas decorativas, as internas puderam expressar suas opiniões a respeito da iniciativa, que fez parte do Março Mulher, série de eventos para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Aline* destacou que o dia foi muito proveitoso. Ela ficou “encantada” com a criatividade das colegas e, mais do que isso, se disse surpresa em descobrir que também tem esse potencial. “Até eu mesma fiquei surpresa! Não sabia que tinha habilidade para fazer flores de pano. Ficou bem bonito!”.

Para ela, eventos como esse dão uma oportunidade às internas de estimularem os seus dotes. Aline disse ainda que, depois de cumprir a sua pena, pretende trabalhar com arte manual. “Foi bom saber que tenho esse dom e que posso refazer a minha vida com a produção e venda de artesanato”, destacou.

Na opinião de Joana*, o dia foi muito proveitoso e divertido. Ela disse que, apesar de ter ficado com os dedos todos sujos de tinta, valeu a pena ver a sua primeira caixinha pintada. “Aprendi há pouco tempo com as meninas e nem esperava que fosse sair bonita. Gostei. Quem sabe, posso, futuramente, vender minhas caixinhas…”.

A subsecretária de Enfrentamento à Violência da Secretaria da Mulher, Silvânia Timóteo, destacou que as artesãs estão de parabéns. Ela elogiou os trabalhos e disse que foi gratificante poder participar das oficinas.

“Nosso objetivo é dar continuidade a esse projeto e poder, no futuro, realizar outros tipos de ações semelhantes. Sempre, claro, valorizando o trabalho de cada uma”, ressaltou.

Março Mulher – Os eventos são organizados pela Secretaria da Mulher e entidades parceiras. O objetivo é dar visibilidade às políticas públicas e ações da sociedade civil que valorizam os direitos femininos e identificam o machismo, o sexismo e o patriarcalismo como fatores de atraso para a conquista da autonomia e emancipação feminina.

(*) nomes fictícios para preservar a identidade das internas.

Ana Carolina Dinardo
Ascom SEM/DF
3961-1782 e 3425-4779