Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/13 às 23h04 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Corrida contra o câncer de mama será lançada nesta quinta-feira

COMPARTILHAR

Ato, às 15h, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, vai reunir mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama

Brasília (16/10/2013) – Um ato diferente reunirá nesta quinta-feira (17) mulheres que têm uma história em comum: venceram a batalha contra o câncer de mama. O evento, que marcará o lançamento da Corrida e Caminhada Outubro Rosa Contra o Câncer de Mama, será, às 15h, no Salão Nobre do Palácio do Buriti. Em seguida, os organizadores darão entrevista coletiva à imprensa sobre a iniciativa que une esporte e solidariedade.

A Corrida da Mulher está prevista para o dia 27, a partir das 9h, no Eixão do Lazer. Este ano, ela integra a programação do Outubro Rosa, mobilização mundial de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce para o combate ao câncer de mama, segunda principal causa de mortes de mulheres no planeta.

Durante o ato, será lançado o programa Mulheres que Cuidam de Mulheres, da Associação de Mulheres Empreendedoras (AME) e Clínica de Estética Duohaus, em parceria com a SEM-DF. A primeira ação do programa será a doação de 15 procedimentos de micropigmentação da aréola para mulheres mastectomizadas, cedidos pela clínica Duohaus. Elas fizeram a cirurgia no SUS e foram selecionadas pela Secretaria de Saúde do DF. O procedimento é garantido pela Lei Distrital nº 4.761/12 e custa em média R$ 1.400.

Também será lançada a página oficial da corrida na internet, onde os interessados poderão se inscrever. Foram definidas mil vagas, sendo 500 reservadas para mulheres. São dois percursos, um de 5 km e outro de 10 km. Gratuitas, as  inscrições dão direito a camiseta, garrafinha d’água e medalha. A organização vai receber doações de alimentos não perecíveis e kit higiênico (absorventes, sabonete e escova de dentes). Todo o material será doado à Casa Abrigo, que atende mulheres vítimas de violência.

Cerimônia -A secretária da Mulher, Olgamir Amancia; e o secretário-adjunto de Esporte, Célio René, representando o secretário Júlio Ribeiro; vão participar da cerimônia. O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, foi convidado, assim como a ex-corredora Carmem de Oliveira, primeira brasileira a vencer a prova feminina da Corrida de São Silvestre, recordista sul-americana da maratona e representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e de Atlanta, em 1996. Carmem administra hoje os centros olímpicos do DF.

Também devem participar Joana Jeker, presidente da ONG Recomeçar, de mulheres mastectomizadas de Brasília, Maria Tereza Falcão, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que atende mulheres mastectomizadas no Hospital de Base de Brasília, Karina Boner, vice-presidente da AME, e Cristiana Rech, gestora da Duohaus, responsável pela doação dos 15 procedimentos de pigmentação da aréola para mulheres atendidas pelo SUS.

Campanha – Além de integrar o circuito oficial de corridas de rua do DF desta temporada, organizado pela Secretaria de Esporte do DF, a Corrida da Mulher reforça, por sugestão da Secretaria da Mulher, a campanha Outubro Rosa, que mobiliza o mundo todo durante todo este mês sobre os riscos e a prevenção do câncer de mama. Uma das ações da campanha é iluminação rosa que decora os monumentos.

No DF, o Outubro Rosa é uma realização das secretarias da Mulher, de Saúde, de Cultura, de Esporte e de Publicidade Institucional; da Coordenadoria das Cidades e da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Ascom SEM/DF
3961-1782