Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/15 às 1h29 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Curso para capacitar servidor contra racismo

COMPARTILHAR

Projeto é discutido entre gestores da Semidh e EGOV

Lunde Braghini Júnior
Especial para a Ascom Semidh

A secretária-adjunta de Políticas para Igualdade Racial, Vera Lúcia Araújo, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), e o diretor-executivo da Escola de Governo (EGOV) do GDF, José Wilson Granjeiro, reuniram-se, na quinta (12), para discutir, entre outros temas, a criação de curso de capacitação de servidores para combate ao racismo. O encontro ocorreu na sede da EGOV.

Durante a conversa, foram apresentados dados de pesquisa quantitativa sobre o número de servidores do GDF, com recortes por gênero e grau de escolaridade, entre outras variáveis. Além disso, foram feitas considerações sobre a questão racial e as desigualdades sociais, que geram vulnerabilidades para negras e negros, como agressões e insultos corriqueiros no dia a dia.

Nesse sentido, foi sugerida a criação do curso introdutório para servidores, com base em conceitos e informações relacionados a direitos humanos e igualdade racial. O curso seria ministrado com a utilização de plataforma online e ciclos de palestras presenciais, as duas modalidades com o mesmo conteúdo.

Para isso, seria produzido material inédito voltado à recepção de servidores, podendo, inclusive, ser aplicado em cursos de outras instituições, inclusive, da área federal, como o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), por exemplo.

Segundo a secretária-adjunta de Políticas para Igualdade Racial, Vera Lucia Araujo, “com essa iniciativa, faremos uma parte do dever de casa no que tange a inclusão racial nos órgãos públicos”.

Além de Vera, participaram da reunião, pela Semidh, Carlos Alberto Santos, coordenador de Enfrentamento ao Racismo, Maria Isabel Rodrigues, diretora de Ações Afirmativas e Assuntos Intersetoriais, e Wladimir Passos, Gerente de Articulação em Direitos Humanos e Segurança  Pública.

Pela Egov, além do diretor Wilson Granjeiro, estiveram presentes Maria Fátima de Oliveira Taffner, coordenadora de Desenvolvimento e Formação, e Zenon José da Silva Júnior, gerente de Desenvolvimento de Ambientes Virtuais.

Ascom Semidh
3961-1782 e 3425-4779