Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/15 às 20h09 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

DF sedia a 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres

COMPARTILHAR

Primeira conferência regional acontece no próximo sábado, 12. Mulheres de todo o DF estão convidadas a participar dos encontros e apresentar propostas que servirão de base para edificação da agenda de governo

Cartaz JPEGA Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) e o Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF), em parceria com a sociedade civil e movimentos organizados, realiza a 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, que acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação. Antes do encontro final, acontecerão as conferências regionais, em quatro Regiões Administrativas.

A primeira conferência regional será no dia 12 de setembro, das 8 às 13 horas, no Centro Educacional 804 do Recanto das Emas. Moradoras do Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia e Santa Maria estão convidadas a participar dos debates, apresentando propostas que servirão de base para edificação da agenda de governo, bem como para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a ser realizada em 2016.

Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, os encontros discutirão os eixos da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Sistema político com participação das mulheres e igualdade; e o Sistema Nacional de Políticas para Mulheres.

Segundo a secretária Marise Nogueira, o grande desafio da Conferência Distrital é criar uma política coletiva que estruture o desejo social feminino, pois a autonomia das mulheres é condição para sua emancipação. “Nosso esforço é trazer para a visibilidade as demandas de gênero. É fundamental a articulação dos movimentos de mulheres para a construção de espaços institucionais empenhados em garantir os direitos das mulheres”, avalia.

Toda a sociedade pode participar dos encontros. As inscrições poderão ser feitas online ou no local. O objetivo do evento é que as mulheres participantes da 4ª Conferência Distrital definam as estratégias para recobrir o DF com a ampliação e o aprofundamento de políticas para as mulheres, propiciando condições de autonomia e de qualidade de vida às mulheres por meio das políticas públicas. A expectativa da Semidh é de que 300 mulheres participem de cada encontro regional.

As etapas regionais são fundamentais para garantir a intensidade dos debates sobre os avanços e desafios da política para mulheres. “A participação de todas, com sua diversidade e especificidades, é fundamental neste momento. Só assim conseguiremos assegurar a legitimidade da avaliação política e da proposição de novos rumos, avanços e desafios”, ressalta Marise Nogueira.

Mais encontros – Em Sobradinho, no dia 26, o encontro será no Centro de Ensino Médio 01 da cidade; Em 31 de outubro, Taguatinga recebe o terceiro encontro, no Centro de Ensino Médio EIT; a última conferência regional será em 14 de novembro, na Escola Parque 308 Sul, no Plano Piloto.

Por fim, acontece a 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, nos dias 5 e 6 de dezembro, no auditória da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação. “As conferências propõem-se a discutir as estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação das mulheres nas diversas esferas institucionais”, finaliza Marise Nogueira.

Informações para a imprensa:
Fernanda Chaves | Carol Sales da Mota
61 9969-2510        61 9981-8735
61 3425-4779 / 3961-1782
Assessoria de Comunicação Social