Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/17 às 15h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Diálogos com o CDDR

COMPARTILHAR

 

O Comitê Distrital da Diversidade Religiosa – CDDR, órgão colegiado da SEDESTMIDH, vinculado à Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos/SAMIH e Coordenadoria de Vulnerabilidade, promoveu neste dia 24 de outubro de 2017 o evento “Diálogos com o CDDR”, atividade que marcou o “Dia de Combate à Intolerância Religiosa do Distrito Federal (25/10), instituído pela Lei 5690/2016”.

 

O evento aconteceu em auditório das Comissões na Câmara Legislativa.

 

Assim como o “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa – 21 de janeiro”, foi definido para lembrar um caso extremo de violência motivada pela intolerância religiosa, a qual foi vítima Mãe Gilda na Bahia, também este Dia de Combate à Intolerância Religiosa no DF, também nasce de um caso emblemático ocorrido no DF, justo num 25 de outubro do ano de 2004, na Catedral Rainha da Paz, quando motivado por intolerância e por ignorância, a imagem de Nossa Senhora da Paz foi quebrada em plena realização de cerimônia religiosa.

 

A atividade contou com presença de membros do CDDR, representantes da CLDF, de Patrícia Zapponi (representante do deputado Lira), do Fórum de Diversidade Religiosa da CLDF, e do presidente da Comissão de Liberdade Religiosa – CLR da OAB/DF, Laerte Queiroz,. e ainda de lideranças religiosas e sociais que vieram conhecer e dialogar com o Comitê.

 

Nas discussões foram levantados todos os problemas que fazem parte do universo de temas que envolvem os direitos humanos e a diversidade religiosa, como afronta à laicidade, o preconceito, a violência, a questão do ensino religioso nas escolas públicas, regularização de templos, dentre outros.

 

Houve manifestações que propuseram novos encontros e aprofundamento com o segmento acadêmico, bem como, atividades que possam trazer dados e informações sobre os casos de intolerância e pesquisas.

 

O encontro propiciou um contato direto com a sociedade e os membros do colegiado presentes se comprometeram a apresentar ao grupo a proposta de estruturação de novos encontros.