Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/11/17 às 10h53 - Atualizado em 19/10/20 às 17h44

Unidade Móvel – Ônibus da Mulher

 

 

Descrição:

 

As Unidades Móveis são ônibus adaptados e equipados com salas de atendimento e toda a estrutura necessária ao acolhimento das mulheres. Fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e se somam ao programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, para a integração de serviços na aplicação da Lei Maria da Penha no campo e no cerrado.

 

Usuárias/Requisitos:

 

Mulheres maiores de 18 anos que sofram ou sofreram de violência de gênero.

 

Documentos necessários:

 

Registro Geral – RG;

Cadastro de Pessoa Física – CPF.

Observação: o atendimento à mulher será realizado mesmo sem a apresentação da documentação.

 

Custos:

 

Gratuito

 

Etapas:

 

  • Recepção/ Esclarecimentos e informações sobre o serviço e o atendimento realizado na unidade;
  • Acolhida/atividade em grupo informativa, orientadora e de reflexão; 3 – Atendimento interdisciplinar;
  • Encaminhamentos;
  • Acompanhamento das evoluções dos casos junto aos órgãos da rede de enfrentamento à violência contra a mulher para os quais ela foi encaminhada, até o primeiro contato da mulher com o órgão destinado, para prosseguimento do atendimento.

 

 

  • Canais de atendimento:

Locais definidos pela programação mensal do Núcleo das Unidades Móveis: informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3403-4908.

 

Outras informações:

 

Localidades de atendimento: As unidades móveis prestarão serviços em todo o território do Distrito Federal, atendendo prioritariamente o planejamento e cronograma apresentado pelo Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado, para a realização de ações em áreas rurais, localidades remotas ou distantes dos centros urbanos, cuja população tenha dificuldade de acesso às políticas públicas.

 

As unidades móveis realizam ações nas áreas urbanas do Distrito Federal, desde que o evento/atividade que tenha como um dos seus objetivos a assistência, a prevenção, o combate à violência, e a promoção de direitos das mulheres.

 

Parceiros:

 

Além da equipe multidisciplinar formada por especialistas em direito, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais da Secretaria, os eventos das Unidades Móveis contam com o apoio de vários parceiros: Oficinas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR sobre alimentação saudável e artesanato; A Mala do Livro – Secretaria de Estado de Cultura; Palestras sobre primeiros socorros – Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF; Palestras sobre a saúde da mulher/mamografia e planejamento familiar, prevenção do câncer de colo de útero e mama, aferição da pressão arterial e taxa de glicose – Secretaria de Estado de Saúde – SES; Palestras sobre empreendedorismo, qualificação e capacitação profissional – Além de atendimentos do Centro de Referência em Assistência Social -CRAS, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e Transporte Urbano do Distrito Federal – DFTRANS.