Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/09/13 às 20h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Emancipação das Jovens Mulheres é tema de debate com a Secretária Estado da Mulher

COMPARTILHAR

Olgamir Amancia se reuniu para um debate com cerca de 50 jovens na Universidade de Brasília (UnB) de Planaltina no final da tarde desta quarta-feira (11/09). Ao abrir a palestra, a Secretária saudou a presença de muitos jovens homens e afirmou que este assunto é de interesse de todos e de todas, uma vez que questões de gênero, direitos da mulher, autonomia, emancipação, sexismo e cultura patriarcal fazem parte do cotidiano da comunidade.

Os alunos por sua vez não hesitaram em sugerir maneiras para tentar minimizar o machismo, segundo eles, reproduzido pelas próprias mulheres dentro de casa, com atos e ações particularizadas como ocorre, por exemplo, na criação dos filhos e ainda o machismo nas igrejas.
Durante as falas, os estudantes demonstraram estar atentos e engajados no combate a todos os tipos de preconceitos e situações de discriminação e opressão contra as mulheres nos espaços familiares, estudantis e no mundo do trabalho.
Para a secretária Olgamir Amancia, esses encontros para debate e reflexão sobre a condição da mulher na sociedade são fundamentais para o exercício da cidadania.
Para Julia Gasparetto, aluna do curso de psicologia da UnB e membro da União da Juventude Socialista (UJS), debates como este neste espaço são extremamente indispensáveis e deveriam acontecer com mais frequência.

 

Texto e foto: Cirlene Gonçalves