Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/13 às 14h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

GDF entrega mil geladeiras a famílias de baixa renda em Planaltina

COMPARTILHAR

Novos aparelhos gastam 40% menos que os antigos modelos. Os moradores também receberam 10 mil lâmpadas fluorescentes, mais econômicas que as incandescentes

Famílias de baixa renda do Arapoanga, em Planaltina, receberam no último dia 23 do GDF mil geladeiras e 10 mil lâmpadas fluorescentes. O objetivo da medida é garantir às comunidades carentes fornecimento de energia elétrica mais seguro, com menor custo e de qualidade. A iniciativa faz parte da segunda etapa do programa Cidadania com Energia, que foi lançada em Planaltina. A primeira parte da ação já atendeu 8,1 mil pessoas no Distrito Federal desde o início desta gestão.

As geladeiras entregues pelo governo consomem, em média, 40% menos que um refrigerador antigo, enquanto as lâmpadas fluorescentes economizam até 80% da energia utilizada por uma do tipo incandescente. A troca pode gerar desconto na conta dos consumidores de até 65%, caso eles também tenham seu Número de Interesse Social (NIS) registrado na Companhia Energética de Brasília (CEB) e direito aos benefícios previstos na tarifa social de energia elétrica.

“Esse programa social tem um largo alcance e atende a população que mais precisa. Trocando as geladeiras e as lâmpadas velhas por novas, melhoramos a qualidade de vida das pessoas, o consumo da energia é reduzido e há custo menor para a nossa cidade”, afirmou o governador, que estava acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, pelo vice-governador Tadeu Filippelli e pela secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia.

Para a auxiliar de cozinha Ana Paula Martins, 25 anos,que recebeu uma nova geladeira do governador, a conta de energia de sua casa vai diminuir muito com o novo aparelho. “Com certeza, minha família vai gostar. Nossa geladeira antiga dava muitos problemas e gastava muito”, comemorou Ana Paula, que agradeceu bastante a iniciativa do governo.

Ao receber novas geladeiras e lâmpadas, a população entrega ao GDF os refrigeradores antigos, que serão encaminhados para reciclagem, e as lâmpadas incandescentes. Ao todo, já foram realizadas pela CEB 100 mil visitas técnicas no Distrito Federal.

Além da troca dos aparelhos e das visitas, o programa Cidadania com Energia desenvolve ações para garantir melhor fornecimento de energia, como investir na modernização da rede com instalação de postes e luminárias, retirar ligações clandestinas e instalar medidores de energia.

“O governo tem feito maciços investimentos, que garantem oferecer benefícios como o deste programa que ajuda moradores e, ao mesmo tempo, incentiva a redução do custo da energia”, afirmou o presidente da CEB, Rubem Fonseca.

Durante a entrega das geladeiras, o GDF também promoveu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), o cadastramento de moradores em programas sociais do governo federal. Este instrumento, que no DF é feito pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), identifica as famílias de baixa renda para recebimento dos benefícios.

Com informações da Agência Brasília