Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/14 às 16h51 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Moradoras de Planaltina concluem curso de biojoias

COMPARTILHAR

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Mulher e o Senar-DF

biojoias20A Secretaria da Mulher e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF) entregaram na segunda-feira (5) a 15 mulheres o certificado de conclusão do curso profissionalizante de biojoias. Fruto de uma parceria inédita entre as duas instituições, o curso faz parte da programação de atividades oferecidas pelo Senar-DF por meio do Programa Nacional de Ensino Técnico (Pronatec). Os encontros aconteceram no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Planaltina.

O curso contempla desde o manejo com as sementes, ainda na natureza, ao trabalho de finalização da peça. Durante as 40 horas de aula, as alunas aprendem a fazer o polimento e cuidado da matéria-prima e o entrançamento de fibras para montagem de colares, pulseiras, brincos, anéis, objetos de decoração e outros artigos feitos com material vindo da natureza.

Sandra Di Croce Patricio, subsecretária de Políticas para as Mulheres, explica que a parceria, além de fazer parte das ações do I Plano Distrital de Políticas para as Mulheres, contempla outras demandas da Secretaria com vistas à autonomia e ao empoderamento das mulheres. “O curso representa mais um compromisso que assumimos em enfrentar a desigualdade de gênero e promover a qualidade de vida das mulheres”.

O supervisor técnico do Senar-DF, Ademar Júnior, disse que, ao oferecer o curso para as mulheres, mesmo não sendo especificamente na área rural, a entidade cumpre a sua missão de levar políticas públicas, e geração de renda para quem mais precisa. “Esta é uma parceria contínua, que ainda beneficiará muitas mulheres aqui no Distrito Federal”, afirmou.

Sorriso – Maria de Lourdes Ramos, 57 anos, era só sorriso. Ela conta que foi ao Ceam de Planaltina para buscar informações e ficou sabendo do curso. Inscreveu-se na hora e hoje está plenamente satisfeita. “Aprendi todas as técnicas de produção e até de comercialização. Será uma renda extra pra mim e minha família. E tenho a intenção de fazer outros cursos”, disse ela.

Segundo Sandra Di Croce, todas as participantes do curso serão integradas ao programa Rede Mulher Artesã da Secretaria e, também, participarão do Encontro de Economia Feminista e Solidária em Sobradinho, no próximo dia 22. “Com a participação no encontro, elas terão condições de concorrer ao Selo Rede Mulher”, lembra a subsecretária.

O próximo evento dessa parceria entre a Secretaria da Mulher e o Senar-DF será o curso de pintura em tecido. As inscrições serão abertas em breve e as aulas devem começar no início de junho.

Ascom SEM-DF
3961-1782 e 3425-4779