Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/10/12 às 17h44 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Governador Agnelo Queiroz destaca as ações de combate ao câncer de mama

COMPARTILHAR

Na edição dessa terça-feira (16) do programConversa com o Governador, Agnelo Queiroz destaca as ações do governo na área da Saúde para atender as mulheres do Distrito Federal, especialmente às relacionadas ao Outubro Rosa, mês de mobilização nacional contra o  câncer de mama. O governador detalha o sucesso de medidas como a criação da Carreta da Mulher, onde é possível realizar os exames preventivo do câncer de colo de útero, mamografia e ultrassonografia. 

“É fundamental o diagnóstico precoce no controle desse tipo de câncer, para melhorar os resultados e garantir melhor sobrevida para as mulheres”, alerta Agnelo Queiroz. Sete hospitais da rede pública do DF têm mamógrafo, aparelho que realiza o exame preventivo. São eles: os hospitais de Base, da Asa Sul, da Asa Norte, de Samambaia, do Gama, de Sobradinho e o Hospital Universitário de Brasília. 

Outro local onde as mulheres podem realizar exames gratuitamente é a Unidade Móvel de Saúde da Mulher. Também conhecida como Carreta da Mulher, a unidade itinerante já realizou mais de 20 mil atendimentos. “Esse caminhão foi montado para levar atendimento para aquelas mulheres que moram em comunidades mais distantes, onde o deslocamento é mais difícil”, explica o governador. Na carreta, é possível fazer mamografia, ecografia e coleta de material para a realização do exame Papanicolau. 

Na entrevista ao jornalista Carlos Campbell, Agnelo Queiroz ressalta ainda medidas para atender a demanda reprimida de exames de Papanicolau. Tudo para fortalecer as ações realizadas do Outubro Rosa, celebração que iluminou diversos monumentos da capital para divulgar o combate ao câncer de mama, o mais comum entre as mulheres. 

O programa – O Conversa com o Governador conta com a parceria da Secretaria de Cultura, que o transmite pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos. 

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente. O programa fica disponível para download na página da Agência Brasília: www.df.gov.br/agencia-brasilia

Fonte: Agência Brasília