Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/13 às 20h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Governo entrega a quarta Carreta da Mulher

COMPARTILHAR

Secretária participa de evento que marca o centésimo-milésimo atendimento

car20O GDF entregou nesta terça-feira (10), no Núcleo Habitacional Arniqueiras, entre Águas Claras e Taguatinga, a quarta Carreta da Mulher. O evento contou com a presença do governador Agnelo Queiroz, da secretária da Mulher, Olgamir Amancia, e do secretária de Saúde, Rafael Barbosa. O lançamento marcou os 100 mil exames feitos pelas unidades móveis desde a sua inauguração, em 2012.

Para a secretária da Mulher, Olgamir Amancia, o projeto oferece à população feminina uma alternativa para os cuidados com a saúde de forma rápida e eficiente. Ela ressaltou que, com as unidades móveis, o governo inverteu a lógica do atendimento às mulheres.

“Agora, nós é que vamos até as localidades para que as mulheres realizem os exames. Elas não vão esperar ficarem doentes para pegar as filas dos hospitais. Aqui, elas têm exames específicos que são feitos com muito mais agilidade do que em um hospital comum”, afirmou.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher mudou o cenário para a realização de exames no DF. “Um projeto como esse traz muitos benefícios à população. Um deles é que não há mais longas filas para fazer mamografias. A carreta se consolidou como um instrumento que integra um conjunto de ações de assistência à saúde e beneficia as comunidades mais carentes”, frisou.

A nova Carreta da Mulher ficará em Arniqueiras, em frente à Prefeitura Comunitária, entre o DF Digital e a Escola Classe, até a quinta-feira (12). As moradoras serão beneficiadas com exames de mamografia, ecografia, transvaginal e preventivo de câncer de colo do útero, conhecido como Papanicolau. O secretário espera que sejam feitos mais de 100 exames por dia na região.

De Arniqueiras, a carreta seguirá para o Gama, na sexta-feira (13), onde permanecerá até o dia 18, para realização de exames de mamografia e ecografia. Os preventivos de câncer de colo de útero poderão ser feitos nos centros de saúde, de segunda à sexta-feira.

Equipamentos – A carreta é equipada com consultórios, sala de exames, espaço para coleta de material, aparelhos de mamografia e ultrassonografia. São realizadas ecografias de tireoide, mamária, gestacional, transvaginal, abdôme total e pélvica.

Mulheres com mais de 50 anos não precisam de pedido médico para realização de mamografia. No exame de Papanicolau é dispensado o pedido médico para todas a mulheres. Já os demais exames precisam de requisição. Os atendimentos são feitos entre 8h e 12h e das 13h às 17h. Para serem atendidas, as pacientes devem levar o documento de identidade e o cartão do SUS.

Ascom SEM/DF
3961-1782
Ana Carolina Dinardo