Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/17 às 20h43 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Governo instala Comitê Distrital de Diversidade Religiosa

COMPARTILHAR

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) instalou, nesta sexta-feira, dia 24, o Comitê Distrital de Diversidade Religiosa, um espaço de diálogo entre sociedade e Estado para o fomento e promoção da diversidade religiosa, combate à intolerância religiosa e defesa da laicidade do Estado.

A primeira reunião foi realizada na sede da Sedestmidh, situada na 515 Norte, com a presença da maioria absoluta de seus membros, do secretário Gutemberg Gomes, da secretária adjunta Raissa Rossiter e do subsecretário de Direitos Humanos, Coracy Coelho.

Para o secretário Gutemberg Gomes, o papel do comitê é chamar a atenção para o papel das religiões na sociedade e reforçar a instrumentalização delas para a paz.

O Governo de Brasília criou o Comitê no ano passado, com 11 titulares e 11 suplentes da sociedade civil e do Governo.
Os seis titulares, representantes da sociedade civil, são Adna Santos de Araújo – Mãe Baiana, Bernardo Pablo Sukiennik, Fernando La Rocque Couto, Glória Amâncio da Silva e Leila Duarte Lima. Os cinco suplentes destes cargos são Aristóteles Talaguibonan Freitas Arruda, Bruno Luiz Maia de Oliveira, Hoeck A. S. Miranda, João Maria Abreu Breyer Júnior e Tatiane dos Santos Duarte.

O comitê, o quarto do país depois de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, ainda é formado por seis titulares de órgãos públicos do Distrito Federal: Elianildo da Silva Nascimento (Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos), Barbara Angélica de Jesus Barbosa (Secretaria de Cultura), Elissandra Ribeiro Santos (Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude), Daniel de Jesus dos Santos Costa (Secretaria de Segurança e Paz Social), Rita de Cássia Vieira Martins de Souza (Secretaria de Educação) e Firmino Pereira do Nascimento Neto (Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais).

Os suplentes do Governo são Janaina Ferreira Bittencourt Pereira (Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos), Jocilene Gomes Cunha (Secretaria de Cultura), Victor Hugo de Oliveira Carmélio (Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude), Karina Matos Nascimento (Secretaria de Segurança e Paz Social) e Wilson Barbosa da Silva (Secretaria de Educação), além de Liz Elainne S. O. Mendes (Coordenadora pelo Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios).