Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/13 às 14h25 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Homenagem em movimento

COMPARTILHAR

Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, centenas de motociclistas de ambos os gêneros se reuniram, na capital federal, durante a 3ª edição do Passeio das Mulheres Motociclistas. Organizada pelo Portal Encontro de Motos, em prol do Projeto Mulheres em Movimento, a confraternização contou com o apoio de motoclubes e empresas públicas do governo do Distrito Federal, e privadas, como a Ford do Brasil, que patrocinou, pela primeira vez, um evento motociclístico em Brasília.

Apesar do tempo nublado, aproximadamente três mil pessoas passaram pelo Estacionamento 12 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, e 700 motos participaram da motociata pelas vias da capital federal, de acordo com a organização. “Achei muito positivo para fortalecer um formato diferenciado de evento, em conjunto com a sociedade, e gerar uma ação social coletiva”, avalia Andreia Oliveira, uma das organizadoras.

Segundo o diretor-executivo do Portal Encontro de Motos, Sérgio Henrique Magalhães, o 3º Passeio das Mulheres Motociclistas conseguiu atingir o seu objetivo: “solidificar o encontro e ratificar o papel da mulher na sociedade”, explica ele. Ao longo do encontro de motos, diversas ações, promovidas pelos patrocinadores, foram realizadas com o intuito de promover a autoestima, saúde e bem-estar das mulheres. Duas felizardas foram contempladas com uma apólice de seguro de acidentes pessoais, no valor de 50 mil reais, da Porto Seguro, sorteada pela Tass Brasil Corretora, empresa que apoia todos os eventos motociclístico em Brasília.

No Espaço Ford do Brasil, a marca de automóveis montou uma bela estrutura para mostrar os últimos lançamentos de sua fábrica para o país, como o novo Fusion, carro desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, além de apresentar a nova Ranger e o Eco Sport. No Espaço Mulher, a festa foi feminina. Para aprimorar o look, a Rede dos Cosméticos disponibilizou uma área de maquiagem. Já quem preferia relaxar, pode contemplar as revigorantes massagens oferecidas pela FitCorpus. O local tabém contou com a participação de estilistas e grifes locais como Virtuosa e Santa Porcina.

A Secretaria da Mulher também marcou presença no encontro. A equipe da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres montou um estande para explicar às participantes o trabalho desenvolvido pela pasta. As servidoras também entregaram materiais informativos e cartilhas da Lei Maria da Penha, com o objetivo de informá-las acerca dos seus direitos enquanto mulheres.

Já a criançada teve diversão garantida com a estrutura de brinquedos infláveis disponibilizada pelo Instituto Sabin. E, como motociclismo também é sinônimo de solidariedade, foram arrecadados brinquedos, livros e alimentos para o projeto Casa do Saber.

O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do DF também marcaram presença. Entre os convidados ilustres, destacam-se as integrantes do motoclube Medusas, grupo exclusivamente feminino, a coordenadora de saúde da Secretaria de Estado da Mulher do DF, Rita Polly, a inspetora da Polícia Rodoviária Federal Lídia da Mata, além do Subsecretário de Sustentabilidade Socioambiental, Cadu Valadares, do subsecretário de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Justiça, César Pessoa de Melo, e do renomado fotógrafo Gervásio Baptista.

Atrações – A confraternização teve início às 10h, com a Caminhada oferecida pela Academia Curves. Na ocasião, o público pode se exercitar pelos circuitos desportivos do Parque da Cidade Sarah Kubitschek e, ainda concorreu a uma semana de exercícios no estabelecimento pensado exclusivamente para mulheres. Na sequência, o Instituto Nação Guerreira, do Gama, mostrou a arte da capoeira. A Oscip trabalha há 40 anos por meio de incentivos à prática esportiva e promovendo a técnica trazida pelos africanos.

Às 12h, o humor tomou conta do palco com a apresentação do humorista Apagão. Paródias musicais e muita diversão marcaram o show do comediante. A programação contou também com a participação do duo formado por Bernardo Rosa (voz e violão) e Rodolfo Grilu (gaita). No repertório, muito rock’n roll e tributos a grandes nomes da música como U2, Beatles, Pink Floyd, INXS, além de Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana e Titãs.

Já o grupo Batalá, formado exclusivamente por mulheres, mostrou a riqueza e a musicalidade dos instrumentos de percussão, com seus surdos, dobras, repiques e caixas. Para homenagear as percussionistas, o Boticário presenteou cada uma com um kit da marca.

Após a apresentação da banda feminina, integrantes do Esquadrão de Cristo prestaram uma verdadeira homenagem às mulheres presentes. Para dar mais charme e perfume ao dia, foram distribuídas rosas vermelhas e amarelas, além do lindo arranjo de flores entregue à motociclista com mais tempo de carteira de habilitação no evento, Kátia Monteiro. Em seguida, o pastor Nilton fez uma oração junto ao público. Formado em 2004, o Esquadrão de Cristo não é motoclube comum. Eles se autointitulam como Ministério Motociclístico, que serve a Deus sobre as duas rodas.

Motociclista desde os 10 anos de idade e musicista há 25, Kátia Monteiro levou o público ao delírio com um repertório repleto de rock e pop clássico. O também entusiasta da vida sobre duas rodas, Gaiteiro, assumiu o microfone na sequencia e fez a alegria de todos os presentes com os seus cordéis musicados.

As bandas Cães de Aluguel, The Alcohols, Igreja Invisível, o Guitarrista Léo Dibola e o músico Paulo Djorge também integraram a programação.

Com informações do portal Encontro de Motos