Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/18 às 10h28 - Atualizado em 7/11/18 às 11h22

Idosos e crianças, até 5 anos, terão Bilhete Único de integração nos ônibus

COMPARTILHAR

 

As amigas Carmelita de Oliveira, 73 anos e Maria Florência de Sousa, 68, chegaram ao Palácio Buriti de carona. O aposentado José Belfort, Kojak, de 93 anos, precisou de acompanhante para vir até a cerimônia. O esforço teve um forte apelo. Receberiam hoje(20/06) o Cartão Bilhete Único do Idoso.


Eles representam 327 mil pessoas com mais de 65 anos que vivem no Distrito Federal e passam a ter direito a usar os ônibus, inclusive integração, sem pagar nada. 
O Diretor do DFTrans, Marcos Tadeu, lembrou que o cadastro pode ser feito pelo site, www.passelivre.df.gov.br . Depois é só receber em um posto do DFTrans ou, agendar para o mais próximo da residência. A fotografia será reconhecida na biometria facial e permitido o livre acesso à catraca. Evita fraudes com a biometria facial e assim é intransferível.

 

A secretária Ilda Peliz, da Sedestmidh, que também cuida das políticas para idosos elogiou a medida e disse que a realidade do DF justifica o alcance dessa ação social. “Uma cidade que respeita o idoso, a criança, constrói uma sociedade mais justa, sobre pilares fortes e valores sólidos”, disse Ilda Peliz.

 

Na cerimônia, também foi assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg o termo de adesão do DF ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, em parceria com o ministério de Desenvolvimento Social.

O programa visa integrar políticas públicas agilizando ações para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com mais de 60 anos. E a capacitação de servidores, pelo programa, na prestação dos serviços.

 

As crianças até 05 anos também terão direito ao Cartão Único, da série Bilhete Único, e não precisam mais passar por debaixo da catraca. Junto com os idosos, terão direito a lugares especiais e um tratamento mais respeitoso nos ônibus.

Por, Cláudia Miani.

Leia também...