Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/18 às 17h21 - Atualizado em 7/11/18 às 11h23

Inauguração do terceiro CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados do DF) será nessa sexta (29)

COMPARTILHAR

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF (Sedestmidh) inaugura, nesta sexta-feira (29), mais um Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no Distrito Federal, em Ceilândia, na QNR 02.

O evento terá a participação do governador Rodrigo Rollemberg, da Secretária da Sedestmidh, Ilda Peliz, e representantes do Ministério da Cultura, além de outras autoridades. A construção foi realizada em parceria com o Ministério da Cultura e os recursos são provenientes da União.

A solenidade de inauguração começa às 8h e depois a programação se estende até 22h, com diversas atividades de esporte, lazer e cultura para a comunidade. Esse é o terceiro Centro de Artes e Esportes Unificados do Distrito Federal – as outras unidades ficam no Recanto das Emas e na QNM 28, também em Ceilândia. O CEU é resultado de um investimento de cerca de R$ 2 milhões do Ministério da Cultura.

O QUE SÃO OS CEUs?
Os CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados – integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Por meio da parceria entre a União e municípios, 161 CEUs já foram inaugurados nas cinco regiões do país e outros 177 estão com obras em andamento.

O CEU da QNR 02 de Ceilândia é um espaço com área de 3 mil metros quadrados e tem a gestão compartilhada do governo com a sociedade. O projeto de arquitetura é de referência. A unidade conta com biblioteca, cineteatro com 60 lugares, salas multiuso, quadra poliesportiva coberta, centro de convivência, unidade administrativa, telecentro, além de pista de skate. Oferece diversas oficinas educativas, esportivas e lúdicas. Além de palestras e atividades de fortalecimento de vínculos sociais e familiares.

A gestão dos CEUs do DF foi instituída pelo Decreto 38.269 de junho de 2017, que prevê ações de um Comitê Executivo coordenadas pela SEDESTMIDH e envolvendo representantes das secretarias de estado: de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, da Cultura, Educação, Esporte, Turismo e Lazer, Cidades, Segurança Pública e Paz Social. A sociedade civil e a comunidade também participam.

PROGRAMAÇÃO

Para a inauguração desta sexta-feira, haverá uma programação especial, que contará com a apresentação de Quadrilha Junina, Trio de Forró da Casa do Cantador, aulas de Ginástica Acrobática, Serviços de Saúde para a criançada, Campeonato de Skate, Teatro, a Final dos Jogos Escolares, entre outros.