Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/13 às 16h36 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Ônibus da Mulher contabiliza mais de 50 atendimentos

COMPARTILHAR

Unidade móvel passou pelas comunidades da Torre e Curralinho, em Brazlândia

Brasília (25/10/2013) – O Ônibus da Mulher, unidade móvel de atendimento às mulheres rurais vítimas de violência doméstica e familiar – gerido pela Secretaria de Estado da Mulher – deixou nesta sexta (25) a área rural de Brazlândia. Durante a semana, o equipamento percorreu a Comunidade da Torre e o Curralinho, locais onde foram prestados mais de 50 atendimentos.

Pela manhã, o ônibus estava estacionado na Escola Classe Curralinho. M.R.V.C.A, 63 anos, procurou o local porque, há mais de dez anos, sofre violência doméstica e familiar. “Meu esposo, quando bebe, torna-se uma pessoa agressiva. Certa vez, durante um conflito, ele chegou a quebrar meu braço”, contou a empregada doméstica.

O técnico administrativo e advogado, Marcelo Vaz Silva, explicou à trabalhadora quais eram os seus direitos e os tipos de violência que vinha sofrendo, conforme prevê a Lei Maria da Penha. “A orientação para estes casos é que a mulher faça a denúncia. Também foi explicado que existe uma rede integrada de proteção às mulheres agredidas, que oferecem atendimentos de acordo com a necessidade de cada uma”, explicou o servidor.

Após o atendimento oferecido, M.R.V.C.A diz sentir-se mais segura para, finalmente, registrar uma ocorrência contra o companheiro. “Agora, sei que existe a Casa Abrigo, local onde poderei ter segurança e tranqulididade. Não quero mais sofrer. Se acontecer mais alguma coisa, terei mais coragem em denunciá-lo”, afirmou.

Quem também aproveitou a oportunidade para tirar algumas dúvidas e receber atendimento psicológico foi a cabelereira A.F, 38 anos. “Busquei o auxílio da psicóloga por acreditar que vinha sofrendo violência sexual. Saio daqui hoje satisfeita com o atendimento que recebi, pois agora estou bem informada”, elogiou a moradora de Curralinho.

Calendário – As atividades do Ônibus da Mulher começaram em Tabatinga, na área rural de Planaltina. Durante os dois dias em que permaneceu no local, foram prestados mais de 100 atendimentos às moradoras do núcleo e região.

Neste domingo, 27, a Unidade Móvel estará na casa de cultura Ilê Axé Bagan, localizada no Córrego do Tamanduá, no Paranoá. O horário de atendimento será das 9h às 17h. Nos dias 6 e 7 de novembro, a unidade estará no Incra 8, localizado na área rural de Brazlândia.