Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/07/13 às 13h12 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Mulheres da primeira turma da PM recebem medalha

COMPARTILHAR

Evento comemorou os 30 anos da presença feminina na corporação

No mês em que se comemoram os 30 anos da presença feminina na Polícia Militar do Distrito Federal, 23 mulheres que ingressaram na primeira turma receberam, nessa sexta (5), uma medalha de ouro em reconhecimento aos serviços prestados.

“Nós só temos que comemorar, pois as mulheres hoje são capazes de desenvolver todas as atividades, até mesmo aquelas que antes eram vistas como exclusivas dos homens”, destacou a coronel Vanusa Naara de Oliveira, que ingressou na primeira turma e foi a primeira sub-comandante da PMDF, entre 2012 e 2013.

Ainda de acordo com a coronel Vanusa, as mulheres “trouxeram esse papel mais humanitário que faltava à corporação”. “Acrescento, ainda, um agradecimento especial à secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, aqui representada pela secretária-adjunta, Valesca Leão, pelo incentivo e preocupação constante com as verdadeiras e justas políticas para as mulheres, que diminuem as diferenças sociais entre homens e mulheres”, disse.

O ingresso da primeira turma ocorreu no dia 1º de julho de 1983, e 84 soldados passaram no concurso, que teve a concorrência de duas mil pessoas. “Lembro até hoje o primeiro dia, quando chegamos de calça jeans, maquiadas e de unhas pintadas. Superamos muitos desafios e desbravamos os caminhos. As mais jovens têm, agora, a missão de continuar a escrever essa história”, complementou a coronel, que se aposentará neste ano.

O comandante-geral da PMDF, coronel Jooziel de Melo Freire, ressaltou que a solenidade demostrou o reconhecimento da corporação ao trabalho desempenhado pelas mulheres nesses 30 anos. “As policiais têm uma característica marcante, que é a inclusão social. Elas atendem mulheres, idosos e crianças, o que antes não era feito de forma sistemática. (Tudo isso) melhorou muitos aspectos da Polícia Militar”, enfatizou.

A forma como as mulheres conquistaram os espaços antes ocupados apenas pelos homens é, para a secretária-adjunta da Mulher, Valesca Leão, um dos pontos mais impactantes da presença feminina na corporação. “A caminhada delas foi árdua, mas as mulheres provaram que são capazes de desempenhar qualquer papel dentro da PM”, acrescentou a secretária.

Para o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Rogério Leão, “as policiais fizeram a diferença não só dentro da corporação, como na visão da sociedade, e por isso são vitoriosas”.

A solenidade aconteceu na Academia de Polícia, no último dia do III Encontro da PMDF para Mulheres da Segurança Pública, realizado na segunda (1º) e terça-feira (2).

Agência Brasília, com adaptações