Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/13 às 13h43 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

“Ônibus da Mulher” chega à zona rural de Brazlândia

COMPARTILHAR

Esta semana, moradoras dos Núcleos Rurais de Brazlândia poderão usufruir de serviços até então pouco acessíveis para elas: atendimentos psicológico, social e jurídico. Tudo isso será proporcionado pelo Ônibus da Mulher, um projeto da Secretaria da Mulher do DF, em parceria com o governo federal, que estaciona, na terça (22) e na quarta-feira (23), na Comunidade da Torre, e na sexta-feira (25), na Escola Classe Curralinho. O atendimento acontecerá das 10h às 16h.

O Ônibus da Mulher é uma unidade móvel para atender o público feminino em situação de violência nas áreas rurais. A subsecretaria de Políticas para as Mulheres também estará presente para debater sexismo discutir junto com as mulheres como o patriarcado impacta diretamente na vida delas dentro da sociedade.

“Estamos invertendo a ordem: em vez de as pessoas irem ao Estado, é o Estado que está indo até as pessoas, para oferecer os seus serviços. Para essas mulheres, que vivem na área rural, marcadas fortemente pelas relações machistas e patriarcais, só em chegar aqui, no ônibus, já é uma vitória, uma prova de coragem”, disse a secretária da Mulher, Olgamir Amancia.

BALANÇO – A última cidade atendida pelo “Ônibus da Mulher” foi o Núcleo Rural de Tabatinga, em Planaltina, que registrou cerca de 100 atendimentos nos dias 9 e 10.

A maioria dos pedidos de informação foram sobre a Lei Maria da Penha, que pune violência doméstica. Mas houve casos de disputa pela guarda dos filhos e de pagamento de pensão alimentícia. Não ocorreu nenhum registro de agressão.

Pacto Nacional – O Ônibus da Mulher, nome dado ao projeto das unidades móveis de atendimento às mulheres vítimas de violência no campo e na floresta, faz parte do Pacto Nacional de Combate à Violência contra a Mulher e integra o programa “Mulher, Viver sem Violência”, do governo federal.

As unidades móveis vão até às comunidades rurais para oferecer apoio psicológico, social e jurídico a mulheres vítimas de violência. O DF recebeu dois ônibus da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). O atendimento é feito pelos técnicos da Secretaria da Mulher do DF.