Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/11/13 às 14h52 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Ônibus da Mulher cumpre agendas em Planaltina

COMPARTILHAR

OR

Uma unidade móvel preparada para percorrer as áreas rurais do Distrito Federal, levando direitos e facilitando o acesso das mulheres rurais à Lei Maria da Penha. Assim tem sido o trabalho do Ônibus da Mulher ao levar prestação de serviços de atendimento, acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência.

Durante os meses de novembro e dezembro, a unidade móvel percorrerá as zonas rurais da Planaltina. Até amanhã, 21, os serviços serão oferecidos às mulheres do Núcleo Rural Jardim Morumbi; no dia 25, será a vez do Núcleo Rural Pipiripau ser beneficiado com o equipamento; para fechar o calendário, nos dias 17 e 18 o Ônibus da Mulher segue para o Núcleo Rural Rio Preto.

Os veículos foram recém-adquiridos pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Todos os estados e o Distrito Federal receberão duas unidades móveis para circularem nas áreas rurais e apoiarem a prestação de serviços de atendimento, acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência. A gestão de logística e o itinerário de circulação serão coordenados pela Secretaria da Mulher, tendo monitoramento da SPM-PR e do Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo e na Floresta.

As unidades virão para reforçar o trabalho que a pasta realiza com as mulheres destas localidades. “Por meio do programa Rede Mulher Rural, trabalhamos para articular e propor políticas públicas voltadas para a valorização das mulheres rurais e levar até os seus locais de moradia e convivência informações e serviços que atendam às necessidades explicitadas pelos movimentos organizados de mulheres trabalhadoras do campo”, destaca a secretária da Mulher, Olgamir Amancia.

No campo do atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a Secretaria da Mulher levará para as duas unidades móveis os serviços do Centro Especializado da Mulher Itinerante (CEAM) com atendimento psicológico, social, jurídico, orientação e assistência em geral. Também serão oferecidas cartilhas da Lei Maria da Penha com orientações gerais e específicas para cada caso sobre a norma.

Unidades móveis – Preparados para circular nas áreas rurais,  o ônibus está equipado com duas salas de atendimento, netbooks com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais (para digitalização de documentos e fotocópias), geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiro. Possuem instalações para a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Foto: SPM-PR