Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/10/13 às 14h35 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Ônibus da Mulher é destaque no Globo Rural

COMPARTILHAR

Unidade móvel, que combate a violência doméstica no campo, chega esta semana a Brazlândia

Brasília (22/10/2013) – O programa Globo Rural, da TV Globo, que vai ao ar todos os dias das 6h às 6h30, exibiu nesta terça-feira (22) matéria da repórter Flavia Marsola sobre o Ônibus da Mulher. O projeto, realizado pela Secretaria da Mulher do DF, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, tem o objetivo de levar atendimento jurídico, psicológico e social a mulheres vítimas de violência, moradoras de áreas rurais.

. Clique aqui para assistir a matéria na íntegra.

Na matéria, a secretária Olgamir Amancia fala sobre a importância do serviço, explica como ele funciona e quais são os seus objetivos. Segundo ela, o projeto facilita o atendimento a mulheres que, por morarem em áreas mais distantes dos centros urbanos, normalmente não teriam condições de ter acesso aos serviços disponíveis no ônibus.

O programa foi gravado dia 10 passado, no Núcleo Rural de Tabatinga, em Planaltina, durante a passagem do Ônibus da Mulher pela comunidade, que fica a Nordeste do DF, a 80 quilômetros do centro de Brasília.

PROGRAMAÇÃO – Durante esta semana, o ônibus percorrerá a zona rural de Brazlândia, também na parte norte do DF, mas do lado oposto a Planaltina, na região Noroeste, a cerca de 120 quilômetros do Plano Piloto. Nesta terça e quarta, ele atende a Comunidade da Torre e, na quinta, Curralinho. Nos dias 6 e 7 de novembro, vai para Alexandre Gusmão.

Na semana seguinte, o Ônibus da Mulher volta para Planaltina, onde fica em Rio Preto, entre os dias 13 e 14 de novembro, e no Jardim Morumbi, nos dias 20 e 21.

O Ônibus da Mulher, nome dado ao projeto das unidades móveis de atendimento às mulheres vítimas de violência no campo e na floresta, faz parte do Pacto Nacional de Combate à Violência contra a Mulher e integra o programa “Mulher, Viver sem Violência”, do governo federal.

As unidades móveis vão até às comunidades rurais para oferecer apoio psicológico, social e jurídico a mulheres vítimas de violência. O DF recebeu dois ônibus da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). O atendimento é feito pelos técnicos da Secretaria da Mulher do DF.

Ascom SEM-DF
3961-1782