Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/16 às 14h44 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Ônibus da Mulher em Sobradinho II

COMPARTILHAR

Nesta sétima edição o Ônibus da Mulher – Unidade Móvel de Acolhimento às Mulheres do Campo e do Cerrado – fica em sobradinho II até às 13h, em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e Associação de Mulheres da cidade. O ônibus está em frente ao CRAS e ao Restaurante Comunitário.

Por meio do veículo, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos combate a violência contra a mulher e presta atendimento psicológico, social e médico.

A equipe promove palestra sobre a Lei Maria da Penha e distribui cartilhas com a lei e folder com os endereços das unidades da rede de proteção às mulheres do Governo de Brasília, que envolvem os Centros Especializados em Atendimento à Mulher (CEAMs), Casa da Mulher Brasileira, Delegacia da Mulher, Núcleos de Atendimento às Famílias e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVD) e Casa Abrigo.

O veículo tem cozinha equipada, duas salas para atendimentos e uma cabine com cinco lugares para acomodar equipe da Sedestmidh formada por advogado, psicóloga, assistente social, agente social e coordenação. Na Kombi de apoio podem ir até outros dez profissionais.

Este ano, segundo a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Holanda, o ônibus já atendeu mais de 500 mulheres. As edições anteriores foram no Incra 8, Chapadinha (Brazlândia), Sol Nascente, ADE de Águas Claras (que envolve Areal, Riacho Fundo I e Arniqueiras), Vila são José e Café Sem Troco.

Neste sábado, dia 18, de 10h às 19h, será realizada a oitava edição do ônibus da Mulher na festa do Acampamento Cigano Canaã, na área rural de Sobradinho. Os próximos destinos são: Santuário dos Pajés na Reserva Indígena Noroeste, Planaltina, Recanto das Emas, assentamento Rosa Luxemburgo de Samambaia, área do Pôr do Sol e Renascer em Sobradinho, Gama, Brazlândia, Mulheres de Terreiro, Quilombolas e Estrela da Lua no Paranoá. Depois o veículo passa uma temporada em Brazlândia, prestando serviços para as mulheres de Morada dos Pássaros, Rodeador, Incra 7, Vendinha, Padre Lúcio, Monte Alto, Ouro Verde, Almecegas, Curralinho e Pedra Preta.