Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/15 às 16h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Oportunidade para novos talentos

COMPARTILHAR

Mais de 60 grupos musicais passaram pela Caravana da Juventude Negra

Propiciar qualificação profissional, fortalecer o desempenho educacional, elevar a autoestima, descobrir e revelar talentos, oferecendo aos jovens oportunidades de um futuro mais promissor. Estes são alguns dos objetivos da Caravana da Juventude Negra que, até sábado (8), estará em São Sebastião, no estacionamento da Feira Permanente, próximo à Administração Regional e ao Restaurante Comunitário.

O projeto já passou por Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Samambaia e Paranoá. Os artistas das regiões administrativas não perderam tempo e aproveitaram a oportunidade para gravarem suas músicas. Cem pessoas participaram das gravações, sendo que 61 destes eram grupos regionais. “Não é sempre que estes jovens encontram uma oportunidade de gravarem em uma ilha de edição com equipamentos e instrumentos de qualidade. E o melhor: gratuitamente”, considera o coordenador de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Coppir) da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), Victor Nunes.

O coordenador explica que muitos artistas e grupos utilizam a música, por meio de diferentes estilos musicais, para expor a realidade à qual pertencem. “As pessoas associam ao rap, por exemplo, a ideia de uma música com críticas à sociedade, ao sistema. Mas é possível notar também este viés em outros ritmos, como o funk”, avalia Victor Nunes.

Sertanejo, axé e MPB foram alguns dos outros ritmos que tomaram as ilhas de gravações. Aos sábados, quando a Caravana da Juventude Negra encerra as atividades na região onde está, os grupos são convidados a se apresentarem no palco montado na própria carreta. “No mesmo espaço, oferecemos qualificação profissional e diversão para os moradores da cidade e região”, enfatiza o coordenador.

Bandas e demais artistas que desejarem gravar suas músicas podem participar das atividades da Caravana da Juventude Negra em São Sebastião quanto nas demais cidades que o projeto ainda irá percorrer. Não é necessário prévio agendamento.

Programação especial – Uma parceria entre a Semidh e o Festival da Cultura Negra de Brasília e do Entorno levará neste sábado, no encerramento das atividades em São Sebastião, artistas do FestNegra, evento que promove a cultura afrobrasileira como forma de combater o racismo. Planaltina, Estrutural e Itapoã também receberão o evento. Os shows começam às 18 horas.

Caravana da Juventude Negra
De 3 a 8 de agosto de 2015
Das 8 às 21 horas
Estacionamento da Feira Permanente, próximo à Administração Regional e ao Restaurante Comunitário Gratuito