Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/20 às 16h00 - Atualizado em 9/09/20 às 16h35

Perguntas Frequentes

1) Quais as atribuições da Secretaria de Estado das Mulher do DF?

 

A SMDFs tem, entre outras, as atribuições de formular e implementar políticas públicas de gênero, voltadas à igualdade de direitos, à proteção e a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.

 

2) O que é a Casa da Mulher Brasileira?

 

A casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; juizado; Ministério público, Defensoria pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças- brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

 

3) O que é o Centro Especializado de Atendimento à Mulher- CEAM?

 

Os CEAMs são espaços de acolhimento e atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. Proporcionam o atendimento e o acolhimento necessários à superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o empoderamento da mulher e o resgate da cidadania.

 

4) O que é a Casa Abrigo?

 

A Casa Abrigo é um local seguro que oferece abrigo protegido e atendimento integral a mulheres em situação violência doméstica e sexual sob risco de morte iminente ,e de seus dependentes (meninas de todas as idades até 12 anos).

Constitui um serviço temporário e de caráter sigiloso, no qual as usuárias poderão permanecer por período determinado (mínimo três meses), durante o qual deverão reunir condições necessárias para retomar o curso de suas vidas. O acesso se dá apenas por encaminhamento da delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), demais delegacias, Casa da Mulher brasileira ou por ordem judicial.

 

5) Como funcionam os Núcleos de Atendimento à família e aos autores de Violência Doméstica- NAFAVDs?

 

Os NAFAVDs atendem aos autores de violência doméstica e também aos familiares envolvidos. Esse atendimento objetiva o empoderamento e a escuta terapêutica das mulheres e dos seus dependentes vítimas de violência e, quanto aos agressores, busca a construção de alternativo ás violências para a resolução de problemas familiares. O acesso ao serviço ocorre por encaminhamento judicial.

 

6) Como funciona o Programa das Unidades Móveis de Atendimento ás mulheres do Campo e do Cerrado em Situação de Violência?

 

As ações das unidades móveis são realizadas, prioritariamente, em comunidades rurais previamente definidas pelo Fórum Permanente das Mulheres do campo e do cerrado, que conta com os representantes do governo e dos movimentos sociais ligados às mulheres do campo. Trata-se de um serviço itinerante de acolhimento psicossocial e prestação de orientações jurídicas. As ações das unidades móveis envolvem parceiros que prestam uma grande variedade de serviços ,quais

Sejam: oficinas de artesanato, pintura, orientações sobre alimentação saudável, benefícios sociais, atenção básica à saúde e à saúde bucal, distribuição de livros e palestras diversas.

 

Atualizado em Setembro/2020

 

Perguntas frequentes feitas pelo 156 para a Secretaria de Estado da Mulher do DF. (Clique aqui)

Atualizado em Setembro/2020