Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/10/12 às 14h27 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Professores do DF participam de curso sobre gênero e diversidade

COMPARTILHAR

No último sábado, 6, a secretária da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia Ferreira, participou da abertura do Curso de Extensão Gênero e Diversidade na Escola, na Universidade de Brasília (UnB). O curso faz parte das ações de formação continuada, destinado a 150 profissionais da educação básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).

O curso se insere na modalidade de formação continuada de profissionais da educação tratando das temáticas de gênero, raça, etnia e orientação sexual, possibilitando aos professores condições de observar e introduzir, nas suas reflexões e práticas pedagógicas, as relações de gênero, a construção de uma educação inclusiva e não sexista. O curso terá duração de quatro meses e terá o acompanhamento de uma equipe selecionada pela Universidade de Brasília, formada por tutoria, coordenação, supervisão do curso e coordenação de pesquisa.

Para Olgamir Amancia este curso é mais um avanço na luta pela emancipação das mulheres do DF e no trabalho de mudança do olhar da sociedade para as questões de gênero. “Desenvolver a capacidade dos professores da Educação Básica da rede pública quanto às questões de gênero é compreender e posicionar-se diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais que requerem o reconhecimento e o respeito à diversidade sociocultural. Mulheres, negros e negras, índios e índias, e homossexuais, dentre outros grupos discriminados, devem ser respeitados em suas identidades, diferenças e especificidades, porque tal respeito é um direito social inalienável”, observou.

O curso tem 200 horas de duração será ministrado nas modalidades à distância e por meio de quatro encontros presenciais que acontecerão aos  sábados pela manhã, totalizando 40 horas de atividades presenciais que acontecerão na Faculdade de Educação da UnB no Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. O curso será ministrado durante 10 semanas.

Currículo escolar – No mês passado, o presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal, Nilton Alves Ferreira, entregou ao secretário de Estado de Educação do DF, Denilson Bento da Costa, a versão final da Resolução 1/2012-CEDF, que agora está em fase de homologação. Tal resolução reformula e atualiza as Normas para o Sistema de Ensino do Distrito Federal. O documento inclui artigo que assegura como conteúdo obrigatório, nos ensinos fundamental e médio, os direitos da mulher e em todas as questões com recorte de gênero.

Thiago Gomide de Andrade