Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/10/17 às 14h58 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Programa Afroempreendedor realiza parceria com a Economia Solidaria

COMPARTILHAR

 

O Programa Afroempreendedor fez parceria com o Centro de Economia Solidária e o Fórum de Economia Solidária na última sexta-feira (16), durante visita do subsecretário de Igualdade Racial, Victor Nunes, ao Centro.

 

A parceria renderá bons frutos. Em novembro, mês da consciência negra, será realizada a Feira de Economia Solidária e a Feira do Afroempreendedor, ambas voltadas exclusiva para membros do Programa Afroempreendedor do Governo de Brasília sob responsabilidade da Secretaria Adjunta de Política para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos da Sedestmidh.

 

Dia 30 e 31 de outubro, a Sedestmidh vai juntar o grupo dos afroempreendedores com o do Centro e de Economia Solidária para fazer capacitação sobre a temática e o mercado de trabalho solidário.

 

Para o subsecretário, a importância de levar o programa Afroempreendedores para o Centro é poder inserir a rede de afroempreededores na atuação do Fórum de Economia Solidária. “E partir da interlocução com o Fórum que vamos conseguir que eles se qualifiquem e atuem dentro da Rede Ecosol, fortalecendo assim o trabalho em conjunto”.

 

O Programa Afroempreendores tem quatro eixos: Economia Solidária, Economia Criativa, Associativismo e Cooperativismo, os quais vão de frente com os princípios da Rede Ecosol, que são: trabalho cooperado, solidariedade, democracia, empreendimentos auto gestionários

 

Marcelo Sousa e Silva, secretário executivo do Fórum, acredita que a parceria incluirá outro perfil de pessoas na Economia Solidária, que hoje se restringe mais no artesanato, no DF, e no Entorno na agricultura familiar.