Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/12 às 9h40 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Promotoras em defesa dos direitos da mulher

COMPARTILHAR

A secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal, Valesca Leão, participou, no último sábado, no Centro de Ensino Médio 4 de Ceilândia, da formatura de 30 novas Promotoras Legais Populares. Durante todo o ano, elas participaram de um curso ministrado em parceria com a Universidade de Brasília e com as organizações não-governamentais Centro Dandara de Promotoras Legais Populares e Agende, Ações em Gênero. As 100 horas/aula foram dadas no Núcleo de Práticas Jurídicas de Ceilândia, mas as alunas eram de todo o Distrito Federal.

Valesca Leão parabenizou as alunas não só pela formatura, mas também pela garra, empenho, luta e comprometimento que todas tiveram para chegar até o final do curso. Além disso, colocou a Secretaria da Mulher à disposição de todas para que, juntas, possam promover um amplo trabalho em promoção e defesa dos direitos da mulher. “Precisamos unir forças para vencer o machismo, o patriarcado e o sexismo e construir uma sociedade baseada na equidade de gênero”, reforçou a secretária-adjunta.

Idealizador e um dos coordenadores do programa, o ex-reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, acredita que a universidade também ganhou muito com o curso. “É uma maneira de estabelecermos relações práticas que dão sentido ao conhecimento que elaboramos nas salas de aula.”

Participaram da solenidade a promotora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Lucia Helena; Ana Cristina Melo, delegada-chefe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); Leila Rebouças, coordenadora do Fórum de Mulheres do DF em Entrono; Laizir Chaú, integrante do Fórum de Promotoras Legais Populares do DF e Entorno; Marlene Lucas, representando a homenageada da formatura, Dra. Josefina Serra dos Santos; e a advogada popular Diana Melo.

Fórum de Promotoras – O Fórum de Promotoras Legais Populares do Distrito Federal (Fórum PLP/DF) é um espaço de articulação e troca de experiência na defesa dos direitos das mulheres nas comunidades do Distrito Federal. O Fórum PLP/DF funciona desde janeiro de 2006 e reúne as Promotoras Legais Populares do Distrito Federal.

A ideia do Fórum PLP/DF é constituir um ponto de apoio para as Promotoras Legais Populares no Distrito Federal, no sentido de somar forças para o fortalecimento das ações de defesa dos direitos humanos nas comunidades do Distrito Federal e entorno.

Além disso, o Fórum PLP/DF busca dialogar com os vários espaços de defesa dos direitos das mulheres e apoiar as ações propostas nacionalmente pelo movimento feminista.