Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/13 às 15h20 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Secretaria adere à campanha do Laço Branco

COMPARTILHAR

Ato solene marca o compromisso do Estado pelo fim da violência

883281 538044432884890 737917993 oA Secretaria da Mulher do Distrito Federal participa, nesta quinta (5), a partir das 15h, de ato solene em homenagem ao Dia do Laço Branco. A iniciativa conta com o apoio da deputada distrital Arlete Sampaio (PT) e será realizada no Plenário da Câmara Legislativa.

A secretária Olgamir Amancia explica que a atividade integra a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, além de ser mais uma ação que marca a adesão da Secretaria da Mulher à campanha brasileira do Laço Branco, cujo dia emblemático é 6 de dezembro, quando comemora-se o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres.

“A proposta do ato solene é fazer um chamamento à sociedade pela adesão à causa, mostrando que é preciso ter forças para quebrar o silêncio, denunciar a violência contra as mulheres em todo o mundo e evidenciar que esta é uma violação aos direitos humanos”, avalia Olgamir.

As atividades que integram a campanha do Laço Branco são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a equidade de gênero, por meio de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.

Saiba mais – No dia 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá, retirou todos os homens da sala, e assassinou, à queima roupa, 14 mulheres; após o fato, cometeu suicídio. Em uma carta, Lepine afirmava não suportar ver mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

No Brasil, algumas iniciativas começaram a ser delineadas em 1999. Com o objetivo de ampliar a rede, em 2001, foi realizado o lançamento oficial da campanha, que promove diferentes atividades, entre elas distribuição de laços brancos, camisetas e folhetos informativos; realização de eventos públicos, debates, oficinas temáticas, entre outras.

Ascom SEM/DF
3961-1782