Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/14 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Secretaria conclui diálogos do I PDPM

COMPARTILHAR

Foram três dias de conhecimento e ideias compartilhadas


P1160346A Secretaria da Mulher encerrou nesta quinta-feira (13) mais uma etapa do I Plano Distrital de Políticas para as Mulher (I PDPM). Durante três dias, a pasta dialogou com a sociedade e o movimento de mulheres organizado sobre temas relacionados à participação feminina nos espaços de poder 
e de decisão, no desenvolvimento sustentável do DF; direito das mulheres com deficiência; saúde integral das mulheres, entre outros. Os encontros foram realizados na Biblioteca Nacional de Brasília. 

Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu os “Oito Objetivos do Milênio” que devem ser atingidos por todos os países até 2015. O terceiro objetivo trata exatamente da posição da mulher na sociedade, garantindo seu protagonismo em diversas áreas. Ele propõe a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher, eliminando a disparidade entre os sexos.

A Subsecretária de Políticas para Mulheres, Sandra Di Croce Patricio, disse que os diálogos realizados durante os três dias complementaram eixos que o Grupo de Trabalho do I PDPM não havia conseguido alcançar.  “Acredito que a sociedade cumpriu esse papel de preencher as lacunas que estavam faltando para construção do plano”, destaca.

No terceiro dia de diálogos, no período da tarde, foi discutido o protagonismo feminino no processo de desenvolvimento sustentável do DF. Investir em uma política de agricultura familiar destinada às mulheres chefes de família foi a sugestão apresentada por Sandra Pereira, líder da comunidade do Quilombo Mesquita.

“Todas as sugestões apresentadas foram anotadas e passarão pelo Grupo de Trabalho encabeçado pela Secretaria da Mulher. A ideia é avaliar se as propostas estão de acordo com os princípios e diretrizes do documento. Em seguida, partiremos para a consulta pública nos dias 18 e 19. A proposta é que o documento esteja finalizado ainda neste mês”, explica Sandra Di Croce Patricio.

Para fechar o último dia dos diálogos, foi abordado o tema transporte público. Durante a conversa, foram apontadas as principais dificuldades enfrentadas por todas e todos na hora em que é preciso utilizar um ônibus, por exemplo.

Além disso, as participantes destacaram o tempo de espera por um transporte, as estruturas precárias de ônibus, trens e metrôs e engarramentos diários.  Entre os tópicos, foi apontado também a situação dos transportes rurais, que é precário.

A secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Mulher, Valesca Leão, acrescentou que o debate foi uma aula e que o desafio é propor, em um futuro próximo, um legado para as mulheres. “Deixamos uma esperança e acreditamos que estamos cumprindo o nosso papel”, conclui.

Sobre o I PDPM – Trata-se de um documento que tem como base as diretrizes da 3ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres e pelo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. O plano também inclui as propostas do Planejamento Integral Básico, que integra o processo de repactuação do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica.

 O processo de discussão e construção do documento está sendo feito de forma totalmente aberta, democrática e participativa, com a colaboração dos mais variados segmentos representativos das mulheres do DF, além da população. O documento será um marco na luta pela igualdade de gênero, autonomia e emancipação das mulheres em âmbito local.

  ASCOM SEM-DF

3961-1782 / 3425-4779