Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/13 às 18h56 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Secretaria da Mulher e CENTCOOP fecham agenda em comum

COMPARTILHAR

Trabalhadoras associadas à central serão beneficiadas com o acordo

A secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia, e a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Sandra Di Croce Patricio, receberam, no último mês, representantes da Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF e Entorno (CENTCOOP) para elaboração de uma agenda em comum com vistas à promoção e à valorização da mulher.

A central é formada por 25 cooperativas no DF e duas na Região Metropolitana. Segundo a diretora Social da CENTCOOP, Raimunda Ribeiro, destas, 13 são coordenadas por mulheres e, aproximadamente, duas mil trabalham em todas as associações. “Temos ainda as filhas destas mulheres que, por vezes, acabam indo ajudar suas mães”, revela a diretora.

Durante o encontro, Raimunda Ribeiro solicitou à SEM-DF palestras, oficinas e uma articulação conjunta com o Governo do Distrito Federal para auxiliar em alguns problemas apontados, como o uso de drogas, gravidez precoce e violência doméstica e familiar. Demandas que começam a ser atendidas nesta semana, com uma palestra ministrada pela psicóloga Karla Valente.

O tema central do encontro é “Autoestima”, com abordagens que direcionarão as mulheres a resgatarem como resgatarem o amor próprio, a autoconfiança e a altivez. São esperadas 70 trabalhadoras no evento que acontece amanhã, 3, a partir das 15h, no CONIC. “O resgate e a elevação da autoestima são fatores fundamentais para a construção da autonomia e da emancipação das mulheres”, revela Olgamir Amancia.

Além da palestra, está prevista uma oficina de saúde – com foco no tratamento preventivo contra o câncer de mama e de útero -; atendimento do Centro Especializado da Mulher Itinerante; Mutirão de Informação, Formação e Cidadania; e inserção no Encontro de Economia Solidária. Haverá ainda uma articulação para que sejam oferecidos cursos de montagem e configuração de computadores, tendo em vista o número alto de lixo eletrônico.

“Sempre soubemos que a Secretaria da Mulher tinha muito a nos oferecer. As atividades que serão realizadas juntamente com as articulações com demais órgãos de governo representará uma intervenção com resultados imensuráveis, principalmente para as mulheres. Este é só o início de uma cooperação que irá render excelentes frutos para todas e todos”, acredita a diretora social da CENTCOOP.