Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/11/20 às 17h40 - Atualizado em 19/11/20 às 7h42

Secretaria da Mulher e lideranças rurais se reúnem no Buriti

COMPARTILHAR

A Secretaria da Mulher promoveu 2ª Reunião do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e Cerrado 2020. O encontro reuniu mulheres que estão à frente de associações, redes e conselhos ligados a movimentos de luta pela terra, além de representantes das Secretarias de Saúde; Esporte e Mobilidade; Trabalho e da Emater. O objetivo da reunião foi apresentar o plano de trabalho 2021 da Diretoria de Mulheres Rurais da SMDF e também o Programa Oportunidade Mulher Rural, que tem o objetivo de dar visibilidade aos talentos do campo por meio de oficinas virtuais.
Além disso, a ideia do Fórum é ouvir as demandas dessas mulheres que vivem na zona rural do DF e Entorno e, juntas, formular e debater propostas de políticas voltadas à promoção dos direitos das trabalhadoras do campo e do cerrado.
Na ocasião, as participantes, além de terem a chance de expor as suas dificuldades de exposição e de comercialização de seus produtos, bem como a necessidade de capacitação, e acesso à educação e à saúde, também aproveitaram para expor uma amostra de seus trabalhos, como geleias, bonecas de panos, artigos de decoração e roupas. O Fórum, que foi criado pelo Decreto nº Nº 34.922, de 04 de dezembro de 2013 e alterado pelo decreto nº 40.220, de 31 de outubro de 2019. “Muitas demandas podem ser atendidas depois de uma boa conversa. E esse é um dos objetivos deste Fórum: abrir espaço para ouvir as necessidades da mulher rural e articular as soluções com os representantes do governo”, afirmou a Secretária da Mulher, Ericka Filippelli.