Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/12/12 às 13h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Secretária é paraninfa de formatura do EJA, em Planaltina

COMPARTILHAR

Nesta quinta-feira, 13, a secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia Ferreira, foi paraninfa da formatura do 4º período do 1º segmento do projeto de Educação Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Ensino Fundamental 7 da Estância, em Planaltina. Ao todo, 25 alunos concluíram o Ensino Fundamental e se formaram.

A EJA é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio. Este primeiro segmento é compatível com os anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso tem duração de quatro semestres, com carga horária de 1.600 horas. Agora, eles estão aptos para ingressarem no 2º segmento, que equivale aos anos finais do Ensino Fundamental, que tem a mesma duração do estágio inicial.

Para a secretária Olgamir, é um orgulho ver que jovens e adultos inseridos no mundo do trabalho, que, mesmo após uma rotina árdua, ainda encontram disposição para pensar, aprender e produzir conhecimento.  “Esse saber nos empodera, nos torna mais fortes, nos fazem ter mais clareza com relação ao mundo e nos dão mais possibilidades de intervir sobre o mundo para fazê-lo melhor. Continuem a caminhada porque, a partir desse movimento que vocês estão fazendo, é que nós faremos do Distrito Federal um espaço melhor”, avaliou a paraninfa da turma.

Para a formanda Maria Aparecida, ter a iniciativa de voltar aos estudos foi importante para retomar sonhos e também uma forma de se empoderar. “Participar de uma formatura é um sonho que nunca pensei em realizar, mas que eu consegui. Agora vou realizar outros”, comemorou.

A idade mínima para ingresso na EJA é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. A EJA, na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, é ofertada por meio de cursos presenciais e a distância. Há, ainda, os exames oficiais de certificação – ENCCEJA (Ensino Fundamental) e ENEM (Ensino Médio) ofertados pelo Ministério da Educação.