Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/12 às 13h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Secretária Olgamir Amancia leva informação às mulheres no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina

COMPARTILHAR

DSCF3237Na última sexta-feira, 17, a secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia, participou da programação da XV Semana de Tecnologia do Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina-DF. O Encontro de Mulheres, nome dado ao evento desse dia, reuniu cerca de 120 moradoras de Tabatinga, Taquara e Rio Preto – todos núcleos rurais de Planaltina. 

Na ocasião, a secretária ministrou uma palestra sobre violência doméstica e familiar, machismo, patriarcalismo e sexismo. Foi debatido, ainda, assuntos como igualdade de gênero e Lei Maria da Penha. As várias formas de violência contra a mulher e os serviços especializados de atendimento à vítima de violência também foram apresentados às mulheres rurais.

A secretária Olgamir Amancia destaca a importância de haver espaços para encontro de mulheres em todas as comunidades. Para ela, esses eventos para debate e reflexão sobre a condição da mulher na sociedade é fundamental para o exercício da cidadania. “São nesses encontros que a gente analisa como somos vista e como nos fazemos ser vistas. Esses espaços são extremamente importantes, porque a gente debate sobre a nossa temática e ainda levamos informação àquelas mulheres que ainda não têm conhecimento dos seus direitos”, disse.

O gerente do escritório da EMATER-DF no Rio Preto, Rodrigo Marques, reforça a observação da secretária Olgamir. Para ele, a mulher rural não tem acesso à informação e a todas as políticas públicas com a mesma facilidade do que quem vive no meio urbano. “As mulheres rurais tentam diminuir esse tipo de diferença. Aqui, a gente tem o projeto Rede Flor, que traz renda financeira para essas mulheres. E essa atividade com a Secretaria da Mulher traz a informação que elas precisam para entender que a mulher pode ter outra participação na sociedade”, analisa.

Zona Rural – A sede do Núcleo Rural Rio Preto localiza-se na Região Administrativa de Planaltina DF, a 70 km de Brasília. A região está dividida em 368 propriedades sendo 63% dessa área ocupada com agricultura intensiva tecnificada, 13% com pecuária (leite, corte e ovinocultura) e o restante com áreas de preservação permanente, reserva legal, espelho d'água, infraestrutura e outras explorações de menor porte.

A região é uma das maiores produtoras de milho (13,2 mil kg/ha), feijão (3,3 mil kg/ha) e soja (4,5 mil kg/ha) do país. Grãos, hortaliças, avicultura e suinocultura de corte e pecuária leiteira são os principais destaques da localidade, que recebe, desde o último domingo (5), a XV Semana da Tecnologia. O evento, realizado pela Associação dos Produtores Rurais do Rio Preto (Aprorp), tem o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e da Emater-DF. As atividades prosseguem até o próximo dia 21, com palestras sobre temas como agroenergia e lavouras tecnificadas de grãos; oficinas; encontros de produtores; campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos, entre outras atividades.

Por Thiago Gomide de Andrade